21/11/2023 às 15h13min - Atualizada em 21/11/2023 às 15h13min

Mutirão Emprega Mais atrai candidatos a vagas em 50 empresas da Cidade Industrial

Redação Paraná em Destaque

Daniel Castellano/SMCS
Organizado pela Prefeitura de Curitiba e Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), o Mutirão Emprega Mais ofereceu nesta terlça-feira (21/11)  ao lado do Termianal da CIC, cerca 3 mil vagas de emprego indicadas por 50 empresas, principalmente sediadas na região da CIC.

No evento, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, destacou o impacto social do evento para a cidade. “Os Mutirões (de empregos) ajudam na empregabilidade, ao aumentar a disponibilidade de vagas, facilita a busca das empresas por profissionais, une a comunidade em um local concentrado, otimiza o tempo das pessoas e das empresas. Há, portanto, um ganho social com a injeção de recursos na economia e a geração direta de empregos na cidade”, destacou.


Agilidade
Segundo Pimentel, a ação também agiliza o acesso à empregabilidade direto na região. “A maioria das empresas são daqui mesmo da CIC e isso é muito importante porque facilita a vida das pessoas, o deslocamento para o trabalho e a qualidade de vida”, disse o vice-prefeito, enquanto conversava com os candidatos.

Ao lado de Pimentel, participaram da ação diversas autoridades, entre eles o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes; o vereador Beto Moraes; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji Assahida; autoridades e lideranças da região.  

Desejo de Natal
Sem emprego formal há quatro meses, o maior desejo de Mario Natal, de 41 anos, antes mesmo das comemorações do Natal e das festas de final de ano, é conseguir uma vaga profissional no Mutirão Emprega Mais Curitiba. “Esse é o meu sonho hoje aqui no Mutirão (Emprega Mais). Pois, com toda certeza, um novo emprego vai me ajudar a pagar o aluguel, a água, a luz e todas as contas atrasadas em casa”, disse.

Natal mora no bairro Tatuquara com a mãe e com o pai. A casa é mantida no momento apenas com o dinheiro da aposentadoria do pai. Com a senha número 247 nas mãos, ele espera garantir uma vaga em alguma empresa de transporte, de carga, descarga ou encomendas. “Eu tenho experiência nessas áreas, existe essa possibilidade e estou muito confiante para alcançar esta colocação profissional”, completou.

Ampla estrutura
O Mutirão Emprega Mais possui uma estrutura ágil e profissional. Envolve vários setores da sociedade, órgãos, secretarias, setor privado, instituições sem fins lucrativos, entidades religiosas e a comunidade. Ao lado do Terminal da CIC, a estrutura comporta várias tendas montadas pelo Exército Brasileiro, disposição de cadeiras alinhadas e água para o conforto dos candidatos antes das entrevistas de emprego, distribuição de senhas e o recrutamento direto com representantes das empresas cadastradas no evento.

Desde o começo da manhã, no Mutirão Emprega Mais, na CIC, houve intensa procura pelas vagas, mas também milhares de oportunidades. De maneira muito organizada, os candidatos, após o recebimento das fichas e o encaminhamento dos atendentes, passam por entrevistas rápidas e bastante assertivas também. Esse processso não dura mais do que 30 minutos. Após a aprovação, os candidatos iniciam a atividade nas empresas contratantes, em média, apenas 15 dias depois.

Seleção e qualificação
Elaine Fregonesi é recrutadora da empresa de transportes rodoviários Princesa dos Campos. Ao Mutirão Emprega Mais, a companhia oferece seis vagas diretas. Os empregos são para transporte de carga fracionada. “As oportunidades serão para conferente e para ajudante de carga e descarga em nosso Terminal Logístico Sul”, disse.

Segundo a recrutadora, a empresa participa com frequência dos mutirões de empregabilidade na cidade. O envolvimento faz parte da política de prospecção de carreira implantada pela corporação. Dentro dessa filosofia, explica Elaine, a empresa qualifica e oferece treinamento aos candidatos aprovados. “A nossa ideia é possibilitar o progresso profissional e a ascensão funcional desses trabalhadores contratados dentro da nossa empresa. De conferente, por exemplo, o novo empregado pode passar para despachante e ainda depois para assistente administrativo”, explicou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp