30/10/2023 às 12h00min - Atualizada em 30/10/2023 às 12h00min

Equipes da Prefeitura de Curitiba continuam limpeza das ruas após as chuvas do fim de semana

Da Redação

Reprodução/Defesa Civil
Durante o fim de semana e a manhã desta segunda-feira (30/10), as equipes da Prefeitura de Curitiba estão trabalhando para fazer os atendimentos emergenciais por conta das fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos dias. No domingo (29/10), a Central 156 recebeu 45 solicitações para limpeza de queda de galhos e de árvores. A maioria dos serviços foi feita no mesmo dia, com a liberação das vias e das calçadas.

Na manhã desta segunda-feira (30/10) estão sendo feitos apenas trabalhos de rescaldo pelas equipes da gerência de Arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba e das Administrações Regionais da Prefeitura. Durante o fim de semana, foi feita uma força-tarefa de servidores da Prefeitura para os atendimentos emergenciais. 


De acordo com Centro Municipal de Gerenciamento de Riscos de Desastres, a precipitação acumulada de chuvas no fim de semana chegou a 119,4 mm. As rajadas de vento no domingo (30/10) chegaram a 39,2 km/h, segundo o Simepar. 

Os bairros mais atingidos por quedas de árvores foram o Tatuquara, Pilarzinho, Vista Alegre, Caximba, CIC, Boqueirão, Tingui, Cachoeira, Cajuru, Santa Felicidade, Uberaba, Jardim das Américas e Novo Mundo.

Outubro mais chuvoso em 26 anos
Desde 1º de outubro já choveu na cidade 559,8 mm, número que surpreende porque a média de chuvas em Curitiba para este mês é de 144 mm, segundo o Simepar. De acordo com o instituto, a capital está tendo o mês de outubro com o maior volume de chuvas em 26 anos.

Monitoramento

As equipes da Prefeitura estão em atenção às possíveis emergências que possam ocorrer. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil continua em constante monitoramento.

Curitiba contra as Cheias

Para prevenir alagamentos e minimizar os impactos das fortes chuvas, a Prefeitura de Curitiba desenvolve o programa Curitiba Contra as Cheias, executado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas. São obras de macrodrenagem que aumentam a capacidade de extravasamento de rios e córregos e ajudam a capacidade de a rede suportar grandes precipitações.

Durante a gestão Rafael Greca, desde 2017, foram concluídas 24 obras que minimizam a incidência de alagamentos causados por eventos pluviométricos de maior intensidade. Destas, 17 obras foram iniciadas e concluídas em menos de um ano.

Outras cinco obras com a mesma finalidade estão em andamento. O investimento total é de R$ 258.755.363,89.

Além de um investimento estimado de R$ 170.000.000,00 em serviços, que incluem mais de 11.600 ações, entre elas estão 40.946 metros de execução de galerias de águas pluviais e 363.455 metros de limpeza e desassoreamento de rios e córregos da cidade.

Para reduzir os impactos das fortes chuvas são realizados serviços constantes em galerias, canalizações, perfilamento de rios, reservatórios de contenção de cheias e limpeza de rios e córregos. Um conjunto de ações para minimizar o impacto das fortes chuvas e garantir segurança à população.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp