25/10/2023 às 09h00min - Atualizada em 25/10/2023 às 09h00min

Prefeitura de Londrina e UEL firmam compromisso para formação continuada de servidores

Da Redação

Claudio Osti/NCom
Na manhã desta terça-feira (24), representantes da Prefeitura de Londrina e da Universidade Estadual de Londrina (UEL) assinaram um Termo de Compromisso para a formação continuada de servidores, no evento “UEL contra o Racismo”, com o tema “Tecendo Diálogos para Práticas Antirracistas”. O encontro foi realizado no Anfiteatro Cyro Grossi da UEL e, na ocasião, foi lançado o primeiro curso a se realizar por meio desta parceria, sobre o racismo institucional e estrutural, voltado para gestores.

O evento é uma realização da UEL, por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Enfrentamento e Combate ao Racismo, e contou com a presença de diversas autoridades, representantes da Prefeitura, UEL e outras instituições. O encontro também contou com a participação da professora Maria Valéria Barbosa, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília, que palestrou na abertura do evento a respeito do tema “Tecendo Diálogos para Práticas Antirracistas”.


O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, representando o prefeito Marcelo Belinati, expressou sua alegria ao firmar o termo de compromisso com a UEL. Ele também enfatizou a importância da realização de ações de combate ao racismo. “A Prefeitura já realiza diversas atividades nesse sentido, promovendo debates e iniciativas de conscientização, e esta formação vem para somar e com certeza será um sucesso”, afirmou.

O vice-reitor da UEL, Airton José Petris, destacou que esta iniciativa representa uma mudança cultural. “Não basta fazermos eventos, precisamos mudar a cultura e isso exige compromisso e responsabilidade de cada um de nós que participa deste processo. A UEL é uma universidade inclusiva, responsável e além da qualidade no ensino, se preocupa com a qualidade de vida das pessoas que estudam aqui”, frisou.

A gestora de Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, Fátima Beraldo, contou que a Prefeitura e UEL já vem fazendo um trabalho de combate ao racismo na cidade de Londrina e ressaltou a importância do evento. “Estamos lançando um projeto-piloto, na perspectiva de combater o racismo institucional. Este evento marca o compromisso da Prefeitura e UEL no sentido de fortalecer os processos e mecanismos de enfrentamento ao racismo”, disse.

O curso será realizado em quatro encontros presenciais, nos dias 31 de outubro e 14, 21 e 29 de novembro. A aula inaugural, no dia 31, irá ocorrer no Laboratório Escola de Pós-Graduação (Labesc) da UEL. A equipe de professores para a formação será composta por pessoas convidadas e professores da própria UEL e Prefeitura que atuam com formação sobre a temática.

A professora Maria Valéria Barbosa, da Unesp de Marília, citou que iniciativas como essa são importantes para que as pessoas possam enxergar a diversidade com algo que está presente no dia a dia. “A ideia é discutirmos conceitos, discriminação, racismo, o contexto brasileiro, e sobre o que podemos fazer para melhorar as práticas para combatermos o racismo no espaço institucional cotidianamente”, frisou.

A diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa idosa, Clemilda Santiago Neto, também participou do evento. “Estamos vivendo um momento muito especial, pois sabemos que o racismo existe porque ele foi construído e essa desconstrução está acontecendo aqui, em Londrina, em nível de Estado. O município de Londrina e a UEL estão dando exemplo para o estado todo e precisamos replicar esta proposta para os servidores estaduais e todos os municípios”, salientou.

Também estiveram presentes o pró-reitor de Recursos Humanos da UEL, o professor Leandro Ricardo Altimari; a servidora da Secretaria Municipal e Recursos Humanos, Marcelle Diório, representando a secretária Julliana Faggion Bellusci; a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e coordenadora geral do evento, Marleide Rodrigues da Silva Perrude; a vereadora Lenir de Assis; da Comissão Universidade para os Indígenas, Wagner Roberto do Amaral; a representante de uma comunidade indígena, Ana Lúcia Ortis; além de estudantes, diretores de centros de estudo da UEL, pró-reitores e diretores de órgãos suplementares de apoio e chefes de departamentos. O evento contou, ainda, com três apresentações culturais realizadas pelos músicos Vagner e Angela Maria, pelos estudantes do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva, com o grupo Villa Afro, e pelos alunos do Colégio Estadual Souza Naves.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp