18/10/2023 às 17h20min - Atualizada em 18/10/2023 às 17h20min
Paraná Rosa: Esporte promove evento de conscientização para servidoras e comunidade
AEN
Raphaella Piovezan/SEES Em alinhamento com as ações do Governo do Estado na campanha Paraná Rosa, de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, a secretaria estadual do Esporte (SEES) realizou nesta quarta-feira (18) um evento que reuniu servidoras e mulheres da comunidade local para falar sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce destas doenças.
Participaram mais de 100 mulheres. Elas tiveram um bate-papo com a atleta de UFC Jennifer Maia e com a personal trainer Kamille Kava sobre como é ser mulher no âmbito do esporte, além de uma aula de defesa pessoal, com a professora de jiu-jitsu Nika Schwinden. O evento foi uma iniciativa de servidores do Departamento Financeiro da SEES, em conjunto com professores da academia da Secretaria do Esporte e aconteceu no ginásio da sede da Pasta.
"Reunimos mais de 100 participantes com o objetivo incentivar a prática do esporte em favor da saúde integral e para uma ação de conscientização e prevenção sobre o câncer de mama e de colo do útero”, disse o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski. “Foi um dia muito proveitoso, com conversas, aula de artes marciais e palestras", avaliou.
FORÇA FEMININA - O professor Rafael Ferreira explicou que o evento surgiu da ideia de promover a integração entre as mulheres e mostrar a força feminina: “Um evento interativo, em que as meninas da secretaria pudessem ser inspiradas por outras mulheres. O objetivo foi promover o autoconhecimento, a autoestima e também o autocuidado. O principal foi propiciar um ambiente em que elas pudessem estar juntas, apoiando umas às outras.”
A atleta e campeã de UFC, Jennifer Maia, avaliou o encontro como positivo. “Achei muito bacana poder estar aqui contando a minha história e mostrar o poder da mulher, além de incentivá-las a se cuidar e se valorizando”, disse ela. “Foi gratificante, conversamos bastante sobre a importância do empoderamento feminino, de estarmos todas unidas e, principalmente, incentivando umas às outras nesse elo de prevenção”, disse Kamile Kava, personal trainer especializada no atendimento ao público feminino.