16/10/2023 às 17h04min - Atualizada em 16/10/2023 às 17h04min
Prefeitura de Londrina expande Programa Wash, de iniciação científica, para outras dez escolas
Redação Paraná em Destaque
Vivian Honorato / N.Com Na manhã desta segunda-feira (16), foi realizada a solenidade de assinatura dos termos de adesão do Workshop Aficionados em Software e Hardware (Programa Wash), permitindo expandir o programa para dez novas escolas municipais de Londrina, contemplando 526 alunos dos 4º e 5º anos. A solenidade ocorreu na sede da Escola Municipal Salim Aboriham, no conjunto habitacional Luiz de Sá, região norte, e contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais a secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e a deputada federal Luísa Canziani, responsável pela emenda parlamentar de R$ 200 mil que permitiu a expansão do projeto na cidade.
Desde 2019, o Programa Wash vem sendo realizado em Londrina em duas escolas: a Maestro Roberto Pereira Panico e a Roberto Alves Lima Junior, ambas na região leste. Até agora, mais de 100 crianças passaram pelo programa. Por meio do Wash, são realizadas oficinas de iniciação à programação, com o objetivo de popularizar a ciência e tecnologia e as habilidades relacionadas ao método científico e de engenharia. Através de convênio com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), as crianças recebem aulas de programação que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico e na aprendizagem da matemática.
Com a assinatura dos termos de adesão, passam a participar do programa as seguintes escolas municipais: Norman Prochet; Joaquim Pereira Mendes; Miguel Bespalhok; Edmundo Odebrecht; José Garcia Villar; Haydee Colli; Professor Hélvio Esteves; Nara Manella; Neman Sahyun; e Salim Aboriham. A Escola Maestro Roberto Pereira Panico e a Escola Roberto Alves Lima Junior seguem atuantes no projeto.
A secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes disse que este programa deu muito certo nas escolas em que ele já é executado. “O programa é realizado em parceria com o IFPR, os alunos do instituto fazem a mentoria e ensinam as nossas crianças. Tem sido um sucesso, as crianças têm a oportunidade de aprender a programar e isso fará muita diferença para o futuro delas”, disse.
A deputada Luísa Canziani enfatizou que acredita muito no poder transformador da educação. “Creio que o Programa Wash é uma das ferramentas que auxilia no aprendizado e no desenvolvimento das nossas crianças. Até o ano que vem queremos que este programa chegue a 30 escolas em Londrina, é um projeto muito importante porque vai ao encontro ao que o mercado de trabalho precisa. Prepara as nossas crianças para competências e habilidades que são necessárias para este mundo inovador e dinâmico. Permite que, através da matemática, elas tenham acesso à programação, que é uma habilidade muito importante para o profissional do futuro. Levar esta cultura de inclusão digital é muito importante e certamente fará diferença na vida das nossas crianças e da nossa cidade”, afirmou.
O coordenador do Wash PR, Luciano Rudnik, informou que o programa nasceu na cidade de Campinas, no Centro de Tecnologia e Inovação (CTI). “O CTI desenvolveu uma metodologia para trabalhar com a construção de jogos, ou seja, com a linguagem da programação para crianças pequenas. Esse trabalho foi trazido para Londrina por um pesquisador chamado Victor Mammana, o qual estabeleceu o IFPR como sendo o foco das ações em Londrina. O Instituto Federal forma monitores, que vão até as escolas para ministrar oficinas de programação. Com isso, as crianças aprendem linguagem de programação e melhoram em outras disciplinas, no raciocínio logico e matemático e ao que chamamos de pensamento computacional. É muito importante trabalharmos desde cedo este pensamento computacional para que as crianças cheguem na fase adulta com uma bagagem suficiente”, apontou.
A solenidade contou, também, com a presença do presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani; dos vereadores Matheus Thum e Professora Sônia Gimenez; a diretora da escola, Regiane Cristina de Souza Garcia; e diretores e representantes das escolas que aderiram a parceria.