04/10/2023 às 08h00min - Atualizada em 04/10/2023 às 08h00min
Londrina tem saldo positivo em agosto com 1.146 postos de trabalho criados
Da Redação
Vivian Horonato/PML Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (2) pelo Ministério do Trabalho, registraram um crescimento de 1.146 postos formais de trabalho em Londrina, em agosto. A cidade teve 9.471 admissões e 8.235 desligamentos no período. Em 2023, todos os meses aferidos tiveram saldo positivo. Londrina foi a segunda cidade do estado que mais criou postos de trabalho no oitavo mês do ano, ficando atrás somente de Curitiba.
No acumulado do ano, o município registra um crescimento de 4,35% do mercado com contratação CLT. Esse crescimento representa 6.472 de saldo em números absolutos. Em agosto, todos os setores da economia positivaram no Caged. Agropecuária teve saldo de 14, indústria de 73, construção de 112, comércio de 38 e serviços foi o grande destaque, com um saldo expressivo de 909.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, lembrou que o desempenho positivo tem sido uma constante. “Temos visto que, mês a mês, a cidade tem uma performance muito boa na empregabilidade. Nos últimos anos, apenas nos meses de dezembro o saldo não foi positivo no Caged, o que é comum em todo o país por conta dos desligamentos de final de ano. Esse dado demonstra que nossa cidade tem sido um celeiro de oportunidades, e que oferece para os cidadãos condições de prosperar”, afirmou o prefeito.
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, destacou o desempenho de agosto. “Tivemos um agosto formidável, com um saldo positivo de mais de mil postos. Esse crescimento significativo é fruto das políticas públicas de incentivo ao empresariado, e também da confiança que a gestão Marcelo Belinati resgatou para a cidade. Um município com credibilidade, equilibrado economicamente e com uma sociedade civil participativa promove segurança para que os investimentos sejam feitos e, consequentemente, as oportunidades de trabalho se multipliquem”, pontuou Santos.