Prefeitura amplia vacinação nas escolas e já aplicou 3 mil doses em Londrina

Da Redação
04/07/2025 10h30 - Atualizado há 5 horas

Prefeitura amplia vacinação nas escolas e já aplicou 3 mil doses em Londrina
Emerson Dias/NCom

Para que mais crianças e adolescentes de Londrina fiquem protegidos contra doenças imunopreveníveis, alguma delas graves e fatais, a Prefeitura de Londrina segue com o Programa Vacina na Escola. Desde o início dessa ação, lançada em 8 de maio, foram aplicadas 3.073 doses de 18 vacinas em alunos matriculados na rede municipal e estadual de ensino.

As equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já estiveram em 164 unidades da rede municipal, incluindo escolas, Centros de Educação Infantil municipais e filantrópicos, além de outras 18 escolas da rede estadual de ensino.

Todas as doses ofertadas são previstas no Calendário Nacional de Vacinação, e ficam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). E são as equipes das UBSs que se deslocam até as unidades escolares, localizadas em sua área de abrangência, para avaliarem as cadernetas de vacinação e aplicarem as vacinas.

As vacinas só são fornecidas mediante autorização por escrito ou na presença dos pais ou responsáveis. Antes, é feita a consulta em sistema, para conferir quais doses estão em atraso e a criança ou adolescente que precisa receber.

Dentre as vacinas aplicadas nos estudantes, a mais ofertada é de Influenza. Foram registradas 2.374 doses dessa vacina, que protege contra o vírus que causa gripe. A atual campanha de vacinação contra gripe abrange toda população a partir dos seis meses.

Outra vacina muito importante é a HPV quadrivalente, que evita as infecções por Papilomavírus Humano (HPV), disponível na rede pública para meninos e meninas de 9 a 14 anos. De HPV, foram aplicadas nas escolas 170 doses. E a terceira vacina mais fornecida foi a de febre amarela, com 89 doses. Essa doença é causada por um vírus e transmitida pela picada de mosquitos. A vacina contra febre amarela é ofertada a partir dos 9 meses de vida, em dose única.

De acordo com a diretora de Atenção Primária à Saúde da SMS, Tatiane Almeida do Carmo, a previsão da Secretaria Municipal de Saúde é atender 68 unidades estaduais e 188 municipais. “Começamos pelas escolas, CEIs e CMEIs da rede municipal, e as unidades de saúde que já terminaram puderam começar a vacinação nos colégios da rede estadual. E os horários variam conforme a disponibilidade; em CEIs e CMEIs, por serem crianças pequenas, priorizamos os momentos de entrada e saída, para que os pais estejam presentes”, disse.

Carmo acrescentou que o programa Vacina na Escola é uma estratégia essencial para facilitar o acesso às vacinas e reduzir as barreiras que muitas famílias enfrentam. “Ao levar a vacinação para o ambiente escolar, conseguimos alcançar um maior número de crianças e adolescentes, promovendo a equidade no acesso à saúde e garantindo que mesmo aqueles pais ou responsáveis com dificuldades ou falta de tempo possam ter seus filhos vacinados de forma prática e segura”, explicou.

A diretora de Atenção Primária à Saúde da SMS reforçou, também, a importância de que todos mantenham suas vacinas em dia, já que a vacinação protege toda a comunidade ao reduzir a circulação dessas doenças. “Além disso, a vacinação nas escolas fortalece o vínculo entre os serviços de saúde e a comunidade escolar. Diretores, professores, funcionários e famílias tornam-se aliados importantes na promoção da saúde, colaborando ativamente com a organização e sensibilização da população para a importância de manter o calendário vacinal em dia. Essa parceria tem sido fundamental para ampliar a cobertura vacinal e evitar o ressurgimento de doenças já controladas ou eliminadas”, finalizou.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp