A abertura da Semana Tecnológica da UniFil lotou o Teatro Colégio Londrinense e teve grande audiência na transmissão online, mostrando todo o interesse de alunos dos cursos de Computação em se prepararem adequadamente para os desafios da carreira profissional, as possibilidades no mercado e as oportunidades de empreender. Mais de 1.000 pessoas acompanharam as palestras e debates no primeiro dia, confirmando o prestígio do principal evento acadêmico do Paraná no segmento de Tecnologia da Informação (TI).
O tema de ontem (dia 25) à noite foi “Como construir uma carreira de sucesso”. Com mais de 25 anos de experiência, criador de diversas empresas e CEO da Bis2Bis E-Commerce, o empresário Galleger Ilhe apresentou conceitos que considera fundamentais para quem quer crescer pessoalmente e profissionalmente: ter maturidade de virar a chave nesse momento de formação acadêmica e preparação para a profissão; desenvolver resiliência para se tornar uma pessoa de valor; buscar ambientes desafiadores como locais de trabalho porque podem ser aceleradores de crescimento; aproveitar falhas como aprendizado porque na tecnologia erros podem levar a inovações; sempre questionar e se manter curioso; não desperdiçar o privilégio de estar numa universidade de excelência como a UniFil.
O especialista em Gestão da Tecnologia da Informação Emerson Zanoti, gerente de TI e líder do de tecnologia na Cooperativa Agroindustrial Integrada, ressaltou na sequência em sua palestra: se o profissional da área não se atualizar e deixar de acompanhar as novas tendências, vai ser substituído pela Inteligência Artificial. Ele expôs a evolução das ferramentas que mudaram hábitos e práticas em todas as profissões: primeiro foi a máquina de datilografar nos anos 1800, depois vieram microprocessadores, internet, mobilidade e agora a era da Inteligência Artificial. Formado em Sistemas de Informação pela UniFil, em 2008, Zanoti enfatizou a necessidade de os jovens estarem sempre atentos aos avanços.
Atuaram como mediados do debate após as palestras: Guilherme Silva – co founder da Yazo, Silvio Domingues – diretor da Cooper Card (Maringá) e a líder de recrutamento da CSG Karen Maldonado, que veio de Bogotá (Colômbia) para participar da Semana Tecnológica da UniFil. As atividades prosseguem até sexta-feira (dia 29), com duas palestras diárias sempre a partir das 19 horas. Diversas empresas patrocinadoras e parceiras estão com estandes em frente ao Teatro para cadastrar e recrutar alunos interessados nas vagas de trabalho disponíveis. “É uma oportunidade de colocação imediata inclusive para estudantes de primeiro ano. As companhias querem talentos e pessoas comprometidas”, disse o coordenador dos cursos de Computação e da Semana Tecnológica da UniFil, professor Sergio Tanaka.