13/09/2023 às 09h07min - Atualizada em 13/09/2023 às 09h07min
Londrina lidera ranking regional de transparência na administração pública municipal
Da Redação
Reprodução/CMTU A administração municipal de Londrina é a mais transparente da região da 17ª Regional de Saúde do Paraná. Os números foram divulgados hoje (12) pelo Movimento Popular Anticorrupção: Por Amor a Londrina.
O ranking regional, organizado pelo Movimento Por Amor a Londrina, contou com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional Brasil, tendo como base para avaliação os Índices de Transparência e Governança Pública.
Foram avaliados 21 municípios que integram a 17ª Regional de Saúde.
Segundo o Movimento Por Amor a Londrina, os resultados revelaram que a maior parte das prefeituras (10) avaliadas apresentou nível “regular” na pesquisa. Oito cidades se enquadram no nível “ruim”, uma no nível “péssimo”, e apenas o município de Londrina, que encabeça o ranking, foi avaliado como “ótimo”.
Os 21 municípios obtiveram desempenho médio de 44,1 pontos (de 0 a 100). Em 1º lugar, ficou o município de Londrina, que subiu de 74,2 pontos, registrados em 2022, para 87,1 pontos, em 2023.
Para o prefeito em exercício, João Mendonça, o resultado mostra o esforço de toda a equipe da Prefeitura em transformar a cidade na mais transparente possível em todos os índices. “A transparência na administração pública é fundamental para a governança. É essencial que o contribuinte saiba exatamente como está sendo empregado o dinheiro do imposto. Uma prefeitura transparente atrai novos investimentos beneficiando toda a comunidade”, disse Mendonça
Segundo o ouvidor-geral da Prefeitura de Londrina, Alexandre Sanches, a avaliação do ITGP só reforça que o Município está no caminho certo na transparência pública. “Londrina tem buscado acatar as sugestões de boas práticas apresentadas em cada avaliação. O bom é ver que nas demais avaliações realizadas pela Transparência Internacional Brasil, em diversas regiões do país, continuamos em destaque, inclusive, à frente de todos os estados que receberam também as avaliações. A administração do Prefeito Marcelo Belinati tem um compromisso com a transparência pública e com a sociedade londrinense. E é isso que estamos fazendo: atendendo da melhor forma para contribuir para uma Município melhor e mais transparente”, comentou Sanches.
Segundo a Controladora Geral do Município, Beatriz de Oliveira Teixeira, essa conquista é um reflexo do comprometimento da administração municipal com a transparência, destacando o compromisso com a excelência na prestação de serviços públicos.
“A Controladoria Geral do Município (CGM) tem trabalhado incansavelmente para aprimorar ainda mais a transparência ativa, que são àquelas informações divulgadas de forma proativa no Portal do Município. Além disso, pretendemos alçar um novo patamar na busca pela transparência participativa, por meio da criação de mecanismos e instrumentos que não apenas tornem as informações acessíveis, mas também facilitem seu entendimento para todos os cidadãos. Isso envolve a promoção de divulgação de informações em uma linguagem cidadã, tornando os dados públicos mais compreensíveis e convidativos para o público em geral. Queremos garantir ainda que a transparência seja inclusiva e que todos os nossos cidadãos possam se envolver ativamente na tomada de decisão e no processo de governança local.
Continuaremos a perseguir a excelência em transparência e a servir como exemplo para outros entes federativos, promovendo uma administração pública cada vez mais aberta e responsável em benefício de todos os cidadãos”, disse Beatriz Oliveira Teixeira.
Foram avaliados mais de 180 municípios dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo. No Paraná, foram avaliados 21 municípios pertencentes à 17ª Regional de Saúde. As avaliações pelo País envolveram oito organizações da sociedade civil.