Emerson Dias/NCom A Prefeitura de Londrina realizou, nesta terça-feira (15), a entrega da reforma da Escola Municipal Hélvio Esteves, localizada na Rua João Panchoni, 40, Jardim Belleville. O prefeito Marcelo Belinati participou da solenidade, que também comemorou o aniversário de dez anos da inauguração da unidade e o encerramento das atividades da Semana da Família conduzida pelo espaço.
Também compareceram o vice-prefeito, João Mendonça, o chefe de gabinete, José Otávio Sancho Ereno, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes e a primeira diretora da escola, Tânia Félix, assim como familiares do patrono da unidade, Hélvio Esteves.
Iniciadas no começo do ano, as obras realizadas na Escola Municipal Hélvio Esteves incluíram a pintura completa da unidade, troca do piso, instalação de novas portas e janelas, colocação de novas divisórias e armários nos banheiros. Os trabalhos abrangeram ainda a construção de parque infantil e parede de escalada, troca do encanamento do pátio e remoção das grelhas, que apresentavam riscos e acumulavam água.
No total, o investimento feito pelo Município na reforma foi de R$ 605 mil, e as melhorias foram executadas por diferentes empresas que prestam serviços para a Prefeitura, através de contratos de manutenção.
De acordo com o prefeito Marcelo Belinati, a educação é uma das prioridades da atual gestão, pois tem o potencial de transformar a vida das pessoas e de suas famílias, bem como mudar a história da cidade e do país.
“Quando iniciamos nossa administração, vimos que não havia nenhuma empresa contratada para cortar o mato das escolas, e as unidades precisavam fazer pizzadas, sorteios e vaquinhas para arrecadar recursos. Trabalhamos muito para mudar essa realidade, e hoje a rede municipal de ensino tem nutricionistas, psicólogos e merendas de alta qualidade. Além disso, as crianças agora têm uniformes e nós também compramos materiais escolares novos, tablets, brinquedos e outros equipamentos, assim como contratamos mais de 1.500 professores e vamos contratar mais 531. Essas são apenas algumas das ações que temos feito para melhorar cada vez mais a educação em Londrina”, destacou Marcelo.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, se disse muito satisfeita com o resultado da reforma e parabenizou a Escola Municipal Hélvio Esteves pelo seu aniversário de dez anos. Lembrou, também, que a unidade foi a primeira escola municipal a adotar o ensino integral em Londrina. “As ações que foram feitas aqui são muito importantes, pois a escola ficou dez anos sem receber manutenção. Estamos muito felizes por poder comemorar o aniversário da unidade com essa grande revitalização. E, no momento, estamos executando melhorias em diversas outras escolas municipais. Recentemente, 44 delas foram pintadas”, salientou.
Tendo iniciado suas atividades em 2013, a Escola Municipal Hélvio Esteves atende, ao todo, 253 alunos do 1º ao 5º ano. É uma das três escolas municipais de Londrina a oferecer o ensino em tempo integral, modalidade também presente nas escolas José Gasparini e Edmundo Odebrecht.
Conforme a diretora da unidade, Simone Aguiar, a reforma proporcionou muitos benefícios ao espaço. “Foi muito importante porque nós revitalizamos todo o espaço, que ficou mais agradável para os nossos alunos, e isso contribui para melhorar o dia a dia na unidade escolar. Nós não tínhamos a parede de escalada nem o parquinho, que foram instalados agora. Além das atividades físicas, essas estruturas proporcionam um momento de socialização e de brincadeiras, que é fundamental no dia a dia das crianças”, afirmou.
Presença da comunidade – Durante a cerimônia, que contou com a presença de grande número de pais e familiares dos alunos, foi realizada uma apresentação do grupo de coral da escola. Formada por 50 alunos de 4º e 5º ano, a iniciativa é realizada desde 2019 e integra o projeto Um Canto em Cada Canto, que é patrocinado pela Prefeitura através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A regência do coral é de Oleide Lelis, e as crianças foram acompanhadas na execução das canções pela pianista Mariana Leon.
O operador de produção Wagner Ferreira é morador do bairro e pai da aluna Giovanna, que estuda no 5º ano da Escola Municipal Hélvio Esteves. Segundo Ferreira, que participa da Associação de Pais e Mestres da unidade, os resultados obtidos pela reforma foram excelentes.
“A escola ficou fantástica, e a gente até fica triste porque esse é o último ano da minha filha aqui, e depois ela vai para a rede estadual. Se a gente pudesse, deixaria ela aqui. Fico até emocionado de falar sobre isso, porque o trabalho da diretora Simone tem sido maravilhoso. A Giovanna adora vir para a aula porque essa é uma escola que agrada, que abraça o aluno, e inclusive a minha filha é autista e recebe um atendimento muito especial. A gente só tem a agradecer a todos aqui”, frisou.