16/02/2023 às 10h32min - Atualizada em 16/02/2023 às 10h32min

Prefeitura de Londrina finaliza última etapa de recape asfáltico na avenida Duque de Caxias

Da Redação

Vivian Honorato / N.Com
Uma das mais antigas e tradicionais avenidas de Londrina, entre as principais vias da área central da cidade, a Duque de Caxias, responsável por interligar diferentes regiões e bairros, agora conta com asfalto revitalizado em quase toda sua extensão. A Prefeitura de Londrina concluiu nesta quarta-feira (15) a quarta e última fase de recape do pavimento da avenida, que ganhou a renovação de trechos viários dividida em diferentes blocos de serviço. Isto significa mais segurança, trafegabilidade e conforto aos milhares de motoristas que transitam diariamente pela via.

O mais recente trajeto contemplado, importante ramal de acesso da face norte até o Centro, é o caminho entre as avenidas Brasília (BR-369) e Leste-Oeste, totalizando 2,5 km de pista em sentido único.


Apenas neste trecho final, a execução totalizou 20 mil m² de área asfaltada com uso de 1.500 toneladas de massa asfáltica (CBUQ). As atividades começaram no dia 6 de fevereiro e foram finalizadas em cerca de duas semanas, mesmo com o alto volume de chuvas nos últimos dias. No momento, estão sendo desenvolvidas as últimas intervenções de sinalização viária pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Nesta fase, a Prefeitura investiu R$ 741 mil com recursos próprios. Os serviços foram realizados pela empresa Axial, terceirizada que conduziu todos os recapes de asfalto na Duque de Caxias. E a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) acompanhou e fiscalizou todas as ações.

Este grande pacote de melhorias para revitalizar a pista da avenida teve início em setembro de 2022. Somadas, todas as etapas totalizam mais de 5 km de pavimento recuperado, viabilizadas com montante total que ultrapassa R$ 2,5 milhões, entre os diferentes contratos cumpridos. O conjunto contou com a recuperação do asfalto e nova sinalização viária.

Antes do trecho entre a rodovia BR-369 e a avenida Leste-Oeste, a Prefeitura já havia renovado o asfalto da Duque de Caxias em outros três pontos. O primeiro trabalho ocorreu entre a avenida Juscelino Kubitschek (JK) e rua Henrique Dias. Na sequência, contemplou trajeto entre a rua Almirante Barroso e a JK. A terceira fase atendeu o trecho entre a avenida JK e a rua Benjamin Constant, chegando na Leste-Oeste.

Para o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a recomposição asfáltica da Duque de Caxias foi executada e concluída com êxito, conforme a programação cumprida pela empresa Axial. “A Duque é uma avenida muito importante de Londrina, possui alto fluxo de veículos, é referência comercial e também conta com muitas residências em sua área de abrangência. Este último trecho (BR-39 até Leste-Oeste) é um eixo de referência para quem sai da zona norte e vai até o centro da cidade, já que o trajeto ocorre apenas nesse sentido e é uma das principais opções de trânsito. Os recapes na avenida fecharam uma grande extensão que vai garantir asfalto de qualidade por um bom tempo”, enfatizou.

Verçosa lembrou que, além das obras na Duque, a Prefeitura conseguiu realizar, em diferentes contratos, recapes em outras vias que ficam próximas a esta avenida, beneficiando milhares de pessoas. “Foi possível atuar recuperando o pavimento de cerca de 15 ruas do Jardim Petrópolis, e também passaram por recape as ruas Brasil e Uruguai, que são importantes vias paralelas à Duque de Caxias. Várias outras vêm recebendo, no decorrer da atual gestão, serviços corretivos de tapa-buracos. E os recapes e outras modalidades de recomposição de asfalto estão espalhadas por várias regiões de Londrina em um programa permanente de manutenção viária”, acrescentou.

Recape na região leste – O secretário municipal de Obras ainda adiantou que a empresa Axial deve iniciar nesta semana um pacote de recape que atenderá cinco vias da área do bairro Santos Dumont, próximas à avenida de mesmo nome que é a principal dessa área da cidade. “Algumas ruas que estão em péssimo estado de conservação ganharão este tratamento para melhorarmos as condições de tráfego nesse local que fica na passagem entre as avenidas Santos Dumont e Dez de Dezembro. Mais detalhes serão repassados nos próximos dias”, informou Verçosa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp