Reprodução/PMA Em prestigiada solenidade, que contou com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região no Paraná (TRT9-PR), desembargadora Ana Carolina Zaina, foi inaugurado nesta quinta-feira (20/07) a nova sede do Fórum da Justiça do Trabalho de Apucarana. Edificado em terreno de 5 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Apucarana na Avenida Central do Paraná, nº 1.380, e em funcionamento desde 7 de junho de 2021, a entrega oficial do prédio não pode ser promovida à época devido à pandemia da Covid-19.
Além do prédio, que conta com área construída de 1.506 metros quadrados e, na prática, unificou o atendimento das duas varas do trabalho existentes em Apucarana, que até então funcionavam em prédios separados, também foram inaugurados o auditório, que recebeu o nome da servidora Nadja Regina Marquezzi Felipe, em reconhecimento à dedicação funcional e pessoal à Justiça do Trabalho entre os anos de 1983 e 2006, a usina de geração de energia fotovoltaica, batizada com o nome do pioneiro Pedro Agostinete Preto, pai do ex-prefeito de Apucarana, deputado federal licenciado e atual secretário da Saúde do Paraná, Dr. Beto Preto, e das novas instalações do Centro de Conciliação do Fórum Trabalhista de Apucarana (CEJUSC-JT Cidade Alta).
Entre as autoridades presentes, destaque para o diretor do Fórum, juiz Maurício Mazur, da titular da 1ª Vara do Trabalho de Apucarana, juíza Érica Yumi Okimura Sugahara, do prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, do prefeito de Califórnia, Paulo Wilson Mendes, do presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Luciano Molina, do presidente da OAB Subseção Apucarana, Márcio Marques Rei, além de diversos desembargadores e promotores ligados à Justiça e Ministério Público do Trabalho no Paraná, e advogados da jurisdição de Apucarana.
“Estar aqui hoje me faz recordar do início de minha carreira quando, em 1988, fiz parte desta jurisdição como juíza substituta. Uma honra poder entregar essas novas instalações da Justiça do Trabalho em Apucarana, que confere aos juízes e advogados condições ideais de atuação visando o cumprimento da missão maior que é pacificar e levar equilíbrio as questões que envolvem as forças geradoras de riquezas material. A pandemia pode ter atrasado este momento, mas hoje celebramos a vida, com a entrega de uma estrutura moderna que possibilita que possamos prosseguir, equipe técnica, desembargadores e juízes, atuando com amor pela Justiça do Trabalho”, disse a presidente do TRT da 9ª Região Paraná
Para o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, a inauguração da nova sede do Fórum Trabalhista configura “um momento histórico, que carrega a marca do Dr. Maurício Mazur”. “Um magistrado que é, acima de tudo, apucaranista, que fomenta verdadeira paixão pela Justiça e tem, assim como eu e tantos outros, Apucarana impressa no coração. Este prédio, cujo terreno foi uma doação do Município, é uma obra que simboliza a união que existe em Apucarana entre todos os segmentos. Uma força conjunta que desenvolve ações em prol da população que são exemplo e destaque em todo o Paraná. Este novo fórum é um legado selado agora pela gestão da desembargadora Ana Carolina Zaina, com a marca do amor por Apucarana representada pelo juiz Maurício Mazur”, salientou o prefeito Júnior da Femac.
Ao falar sobre o momento, Dr. Maurício Mazur fez um breve histórico da Justiça do Trabalho em Apucarana, cuja jurisdição abrange outros 10 municípios (Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi e Rio Bom), com população estimada em mais de 200 mil pessoas. “A obra é resultado de esforços conjuntos da Direção do Fórum da Justiça do Trabalho de Apucarana e do TRT-9, juntamente com o município, que cedeu o terreno. A sua entrega oficial, na data de hoje, consolida com júbilo uma trajetória que teve início em 1979, com a instalação da antiga junta de conciliação e julgamento, sendo uma das mais antigas do Paraná”, pontuou o magistrado, ressaltando que a viabilização da nova estrutura contou com “valiosa contribuição” dos poderes públicos municipais. “A prefeitura que doou o terreno e a Câmara de Vereadores, que aprovou a doação da área à União”’, disse.
O investimento total da obra foi na ordem de R$ 4,86 milhões, com recursos oriundos da fonte de convênio entre a Justiça do Trabalho, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O prédio conta com estacionamento, salas de audiências privativas e amplas salas de espera para acomodar partes e testemunhas. Atualmente, também mantém salas no local a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da Subseção Apucarana, e a Coordenadoria Municipal de Proteção ao Consumidor (Procon Apucarana). Futuramente, afirma o diretor do Fórum Trabalhista, juiz Maurício Mazur, também deve ser instalada no local uma unidade de atendimento do Banco do Brasil (BB).
Sustentabilidade
Além da usina fotovoltaica, o novo prédio do Fórum Trabalhista de Apucarana conta com sistema de coleta, armazenamento e aproveitamento de águas pluviais para sanitários públicos e torneiras de jardim, bacias com caixas acopladas e duplo botão de acionamento, torneiras com fechamento automático e iluminação com utilização de lâmpadas LED.
História
A 1ª Vara do Trabalho de Apucarana foi instalada em 08 de novembro de 1979, sendo uma das mais antigas do Paraná. No ano de 2012 o município recebeu a sua 2ª Vara do Trabalho, instalada oficialmente no dia 26 de novembro.