Reprodução/PML A Prefeitura de Londrina avançou na fase de admissão dos candidatos aprovados em concurso público para contratar novos profissionais da área da saúde. Na última segunda-feira (17), o prefeito Marcelo Belinati assinou autorização para que sejam contratados os primeiros 28 profissionais habilitados no concurso n° 212/2022.
Destas 28 próximas convocações, serão chamados pela Prefeitura 5 médicos pediatras plantonistas, quatro ortopedistas plantonistas, dois ginecologistas plantonistas, um médico geral plantonista, e dois anestesistas plantonistas.
A autorização também abrange 10 Assistentes Comunitários de Saúde (ACSs), três profissionais de Assistência de Enfermagem em Saúde da Família e Atenção Domiciliar, e um enfermeiro em Saúde da Família e Atenção Domiciliar.
egundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a autorização do prefeito era muito aguardada e marca o início das convocações dos profissionais aprovados. “Dentro do nosso planejamento, logo que assumimos a SMS em 2017, a reestruturação da saúde sempre foi pauta. E avançamos muito desde então, com investimentos robustos, para que poder reconstruir as estruturas físicas das nossas unidades, adquirir equipamentos, renovarmos a frota. Também avançamos na contratação de recursos humanos e, agora, o concurso público vem para coroar esse último pilar importante dessa reestruturação”, contou.
Machado frisou que os profissionais a serem contratados via concurso público vão compor o quadro permanente de servidores da SMS, e poderão contribuir diretamente para que a população de Londrina receba um atendimento de qualidade na rede municipal. “É um momento histórico, há muitos anos não havia nenhum concurso de saúde pela Prefeitura de Londrina e, dentro do nosso planejamento, também passam novas convocações e novas contratações desse edital do concurso”, adiantou.
O Concurso Público n° 212/2022 foi homologado em 15 de maio, e a lista de classificação de todos os candidatos participantes do certame pode ser conferida no
Portal da Prefeitura. Com a autorização do prefeito, a solicitação da Secretaria Municipal de Saúde segue para análise do Comitê Especial de Gestão Orçamentária e Financeira (CEGOF) do Município para que, posteriormente, seja elaborado e publicado o primeiro edital de convocação.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, também acompanhou a assinatura do prefeito e reforçou que a contratação dos profissionais de saúde vem para dotar a rede pública com melhorias, em especial no atendimento ofertado aos londrinenses. “Desde o primeiro dia do mandato do prefeito Marcelo Belinati estamos tratando a saúde como prioridade e todos os anos estamos investindo mais em saúde. Se comparáramos o orçamento de 2017 com 2023, tivemos um ganho real de 58% nos recursos livres aplicados na saúde, já descontando a inflação do período. Sem a inflação, esse aumento das aplicações em saúde é de 89,91%. E essa contratação é mais uma ação importante, de repor os quadros de servidores para melhorar o serviço prestado para a população”, disse.
Os candidatos devem acompanhar a tramitação e próximos editais diretamente no Portal da Prefeitura, na área de Concursos Públicos e Testes Seletivos. Com o encerramento da fase de provas e avaliações, conduzida pela banca examinadora Fafipa, agora o concurso público terá a etapa admissional gerida pelo Município.
Para este concurso público, foram disponibilizadas 41 vagas imediatas mais cadastro de reserva, distribuídas entre 13 cargos: médico plantonista (ortopedia, pediatria, ginecologia, medicina geral, anestesista), educador físico, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, médico veterinário, Agente Comunitário de Saúde (ACS), assistente de enfermagem, e médico de Família e Comunidade. Os profissionais serão contratados pela Secretaria Municipal de Saúde para atuarem na rede municipal em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI), entre outros serviços.