24/06/2023 às 15h11min - Atualizada em 24/06/2023 às 15h57min
Curtas-metragens londrinenses são exibidos gratuitamente em plataforma on-line
Da Redação
Divulgação Dois curtas-metragens produzidos em Londrina, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), podem ser conferidos gratuitamente, até 4 de julho, dentro da programação on-line do 12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Para assistir aos filmes “Pés que Sangram” e “Blackout” – dirigidos, respectivamente, por Roberta Takamatsu e Rodrigo Grota – basta se cadastrar na plataforma Itaú Cultural Play.
Com duração de 15 minutos, “Blackout” é uma obra de ficção científica ambientada em um futuro incerto, no qual a misteriosa Maya ajuda Yuri a procurar pela sua mãe nas ruínas de um hotel destruído por um meteoro. Já “Pés que Sangram”, cuja duração é de 14 minutos, é centrado nas irmãs Clara e Aurora. As duas percorrem fotos de família em busca de respostas sobre sua mãe, enquanto um cão observa e acompanha tudo de perto, antecipando tremores de terra e tentativas de apagamento.
O cineasta Rodrigo Grota contou que ambos os curtas foram exibidos recentemente em Curitiba, como parte da competitiva “Mirada Paranaense”, do festival Olhar de Cinema. “Os filmes tiveram uma recepção muito legal, e várias pessoas que estavam na audiência comentaram que não conheciam as paisagens do norte do Paraná onde as histórias se passam, e acharam esses cenários surpreendentes. Durante o momento de debate, eu defendi a ideia de que mesmo os filmes não realistas – como é o caso de ‘Blackout’ e ‘Pés que Sangram’ – são obras políticas, que estão alinhadas ao período em que são produzidas. Apesar de serem histórias de ficção científica ou fábulas, esses curtas foram bastante influenciados pela atmosfera que o Brasil experimentou durante a pandemia de Covid-19”, salientou.
Além das exibições durante o festival e através da plataforma Itaú Cultural Play, os filmes serão levados, presencialmente, a diversos municípios paranaenses, em parceria com as unidades do Sesc de cada cidade. O roteiro inclui os municípios de Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Caiobá, Curitiba, Ponta Grossa, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Medianeira, Nova Londrina, Paranavaí, Pato Branco, Rio Negro, São José dos Pinhais e União da Vitória.
“É muito importante para Londrina que projetos realizados na cidade, com apoio do Promic, possam ser divulgados em contextos estaduais e nacionais, como é o caso da plataforma Itaú Cultural Play, que é bastante conhecida. Para nós, é gratificante difundir a produção da cidade, que tem um setor audiovisual muito forte”, afirmou Grota.