22/06/2023 às 11h51min - Atualizada em 22/06/2023 às 11h51min

UEL oferece apoio aos professores e alunos do Colégio Helena Colody de Cambé; Prefeitura presta assistências às vítimas

Da Redação

Reprodução
Durante uma reunião realizada de forma virtual, uma equipe multiprofissional formada por professores e servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) se colocou à disposição de professores, estudantes e funcionários do Colégio Estadual Professora Helena Comody, em Cambé, para acolhimento psicológico.

A escola estadual foi alvo de um ataque que terminou com a morte de dois alunos na última segunda-feira (19). Após o ocorrido, a Prefeitura de Cambé suspendeu as aulas, que só devem ser retomadas somente na próxima segunda-feira (26). 


A partir de uma reunião do grupo com os representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE-Londrina) e a direção do Colégio, realizada nesta quarta (21), foi definido um acompanhamento prévio, ainda nesta semana, com os professores, e o acolhimento na segunda-feira para os alunos dos períodos da manhã e da tarde, com outras ações durante a semana, como rodas de conversa, apoio e plantão psicológico. 

Tragédia em Cambé

O ataque a tiros no Colégio Estadual Helena Kolody gerou comoção nacional. O atendado ocorreu na última segunda (19) e terminou com a morte de dois alunos. Karoline Verri Alves, de 17 anos, foi baleada e não resistiu aos ferimentos, e acabou falecendo no local. Luan Augusto da Silva, de 16 anos, foi atingido na cabeça e chegou a ser encaminhado para o Hospital Universitário de Londrina (HU) em estado grave, mas veio à óbito às 3h27 da madrugada do dia seguintes. De acordo com familiares, as vítimas eram namorados e estavam juntos há um ano. 

O assassino era ex-aluno e entrou nas dependências do colégio pedindo o histórico escolar, e na sequência iniciou o atentado fazendo diversos disparos. O elemento foi imobilizado por um homem que passava na rua e ouviu os disparos e segurou o atirador até a chegada da polícia.

A Polícia Militar prendeu o assassino, que foi encaminhado para a Casa de Custódia de Londrina. Outro envolvido no ataque, também foi preso e encaminhado para o mesmo lugar. Na noite da última terça-feira (20), o atirador foi encontrado morto na sua cela. A causa da morte está em investigação e ainda não foi divulgada.

Nesta quarta-feira (21), a polícia dos estados do Paraná e Pernambuco efetuou a prisão do terceiro suspeito envolvido no ataque. O suspeito, de 18 anos, foi detido em Gravatá, Pernambuco, e a prisão foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR). De acordo com informações preliminares, o suspeito mantinha conversas pela internet com o autor dos homicídios dos adolescentes..

Prefeitura de Cambé divulga nota de assistência às vítimas

A Prefeitura de Cambé volta a expressar profunda consternação e solidariedade diante do trágico acontecimento ocorrido no Colégio Estadual Helena Kolody na última segunda-feira (19). Neste momento de luto e dor, manifestamos nosso apoio incondicional às vítimas, professores, alunos e suas famílias.

Com o intuito de proporcionar suporte integral às vítimas e comunidade escolar, anunciamos a criação do Comitê de Apoio, que é formado por profissionais das secretarias de Educação, Assistência Social, Comunicação, Saúde e Governo, além de representantes do governo do Estado e também do Ministério da Educação. São profissionais qualificados e dedicados, que trabalharão de forma integrada e coordenada, visando atender às necessidades emergenciais e futuras dos envolvidos.

As ações iniciais do comitê serão voltadas para prestar solidariedade, amparo emocional e apoio psicológico aos familiares das vítimas, aos professores e aos alunos. Nosso objetivo principal é oferecer o suporte necessário para que possam superar esse momento difícil, reconstruindo suas vidas com resiliência e esperança.

A médio prazo, o comitê concentrará seus esforços em ações de prevenção e reforço da segurança, buscando garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos. Serão implementadas medidas adicionais de segurança, revisão dos protocolos existentes e investimentos em recursos humanos e tecnológicos que contribuam para a proteção de nossa comunidade escolar.

O prefeito Conrado Scheller tem falado reiteradamente com o governador Ratinho Junior e com o ministro da Educação, Camilo Santana, porque entende que é preciso um esforço conjunto entre os poderes para tratar o tema da forma devida, uma vez que envolve segurança dentro e fora das escolas, sejam elas estaduais ou municipais. Trata-se de um esforço conjunto para detectar células de terroristas que disseminam o ódio e recrutam pessoas para executar seus planos contra indefesos.

Ressaltamos que a Prefeitura de Cambé está empenhada em colaborar com as autoridades competentes para a investigação e apuração dos fatos, a fim de que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados. Nesta terça-feira (20), o prefeito Conrado Scheller participou de uma longa reunião com as polícias Civil e Militar para se aprofundar em detalhes das investigações. As aulas na rede municipal seguem suspensas por tempo indeterminado. 

Em respeito à memória das vítimas, à dor dos familiares e para não contribuir para o efeito contágio, pedimos que NÃO divulguem o nome, imagens do atirador, cenas registradas na escola ou detalhes da execução do crime.

Reforçamos que nossa cidade se mantém unida e solidária, pronta para oferecer todo o suporte necessário às vítimas e seus familiares. Acreditamos no poder da união e da solidariedade como forma de enfrentar adversidades e construir um futuro melhor. Não podemos deixar de lembrar e agradecer ao senhor Joel de Oliveira, que em ato heroico, conseguiu conter o atirador e evitar que a tragédia fosse ainda maior. Ele é um exemplo da força do nosso povo.

Estamos ao lado de vocês, dispostos a caminhar juntos nessa jornada de recuperação e reconstrução. Contem conosco!

Prefeitura de Cambé


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp