01/06/2023 às 14h51min - Atualizada em 01/06/2023 às 14h51min
Prevenção: Apucarana terá diversos semáforos em passagens de nível sensoreadas
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMA Desde a quarta-feira (31/05), dois endereços de Apucarana contam com passagens sensoreadas em vias com cruzamento ferroviário. A iniciativa é uma parceria entre a concessionária Rumo, mediante a implantação de sensores de inteligência artificial que detectam a aproximação dos trens, e a prefeitura, com a instalação de semáforos integrados a tecnologia.
O projeto piloto será executado em dois cruzamentos em que há maior incidência de acidentes, sendo as ruas Grande Alexandre, na Vila Nova, e Dom Pedro II, no Jardim América. Segundo a concessionária, no próximo semestre, o município deve receber uma terceira passagem de nível sensoreada na Rua Marcílio Dias, no Jardim Tibabi/Paraíso.
Durante o período de instalação, os semáforos ficarão no amarelo, com pisca intermitente, por cerca de 15 dias. O objetivo é que motoristas e pedestres se habituem à nova sinalização ao longo das duas próximas semanas. Após o período, os semáforos passam a funcionar habitualmente. “Entre 2019 e 2022, esses três cruzamentos que agora recebem sensores de inteligência artificial contabilizaram nove acidentes, que estatisticamente correspondem a grande parte das ocorrências registradas na cidade”, assinala Carlos Mendes, secretário de Trânsito, Transporte e Inovação da Prefeitura de Apucarana.
Para o prefeito Júnior da Femac, o uso da tecnologia será mais uma ferramenta para alertar os motoristas, motociclistas e ciclistas em geral na prevenção de acidentes. “A manutenção permanente nas passagens de nível – com as roçagens -, garante melhor visualização e com o uso de sinalização eletrônica, os condutores terão mais segurança, a partir de agora”.
O município conta com 18 passagens em nível no perímetro urbano. As passagens de nível sensoreadas são uma tecnologia pioneira desenvolvida pela Rumo, maior concessionária de trens do Brasil. O objetivo inicial é trabalhar o projeto de forma educativa, avaliando o comportamento dos motoristas e pedestres utilizando o mesmo sistema de sinalização do trânsito rodoviário nos cruzamentos com a ferrovia. Além de Apucarana, a empresa está realizando testes em Ponta Grossa, Arapongas, Jandaia do Sul e Curitiba.