17/05/2023 às 10h14min - Atualizada em 17/05/2023 às 10h14min
Hauly deve assumir a vaga de Deltan Dellagnol após cassação no TSE
Da Redação
Reprodução Após o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) ter o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira (16), quem deve assumir a vaga na Câmara dos Deputados é o primeiro suplente, o ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, que recebeu 11.925 votos nas eleições de 2022.
Aos 72 anos, Luis Carlos Hauly já foi prefeito de Cambé, Secretario da Fazenda do estado do Paraná e sete vezes deputado federal (entre 1991 e 2019). O político também foi candidato a prefeito de Londrina por cinco oportunidades.
Com a saída de Deltan Dallagnol que foi cassado pelo TSE, a região de Londrina ganhará mais um representante na câmara de deputados em Brasília. Atualmente, apenas Filipe Barros e Luiza Canziani representam a região.
PL do Paraná quer ficar com a vaga
Mesmo sendo o primeiro suplente da sigla do Partido Podemos-PR, Luis Carlos Hauly pode não assumir a vaga na câmara de deputados. Isso por quê, o Partido Liberal (PL) quer herdar a vaga do cassado Deltan Dallagnol.
De acordo com o PL do Paraná, Hauly não atingiu o coeficiente eleitoral para ocupar a vaga. A intenção do partido é levar o pastor da Igreja Quadrangular, Itamar Paim, que recebeu 47.052 votos ao posto.