O empresário do ramo de vendas Rafael Mendes parecia ter conquistado tudo o que muitos almejam: uma carreira sólida, prestígio no mercado e uma vida pessoal equilibrada. Mas foi justamente no auge dessa estabilidade que a depressão bateu à porta, apagando o brilho da rotina e levantando questionamentos sobre o que, de fato, importava.
Na busca por se reencontrar, passou a olhar para dentro — com mais cuidado, escuta e empatia. E foi justamente na busca por respostas para perguntas como “qual é o meu propósito?” que ele mergulhou na filosofia estoica — nascida nos tempos de Marco Aurélio, Sêneca e Epicteto, baseada na busca pela virtude e pela felicidade — e que se mostrou permanecer surpreendentemente atual.
“Percebi que uma filosofia que sobreviveu 2.500 anos tem muito a ensinar para quem quer viver bem hoje, mesmo sob pressão — como os profissionais de vendas”, conta. Entre leituras, reflexões e práticas diárias, a vontade de compartilhar cresceu — e se transformou em livro.
Assim nasceu O Vendedor Estoico, recém-lançado pela Alta Books, escrito em parceria com o também empresário Mamá Brito, fundador da Fight Music Show, responsável por eventos que sacudiram o mercado de pay-per-view no Brasil, como a histórica luta entre Popó e Bambam. Na Amazon, a obra é TOP 100 na categoria Vendas e Vendedores.
Muito mais do que um livro sobre vendas, a obra transcende técnicas tradicionais ao ensinar como construir resultados sólidos e duradouros, pautados em propósito e significado. Em menos de um mês, já figura entre os mais vendidos da Amazon nas categorias de Vendas, Equipes e Marketing. “Vender é sobre autoconhecimento, coragem e estratégia, e o estoicismo é a chave para dominar essa arte”, afirma Rafael.
Para ele, o estoicismo não é apenas um conceito filosófico distante. Seus ensinamentos reúnem aspectos relacionados ao crescimento pessoal, promovendo resiliência e controle emocional — habilidades hoje comprovadamente essenciais e que interferem diretamente no desempenho profissional. Além disso, o estoicismo leva à reflexão sobre como o trabalho impacta vidas e como nossas ações ultrapassam o âmbito individual, alcançando a sociedade como um todo.
Ao adotar a filosofia estoica, o vendedor passa a enxergar a importância real do que está oferecendo e entende que sua missão vai além do “fechar negócio”. É sobre entregar valor, ajudar clientes a crescer, contribuir com a evolução de empresas e ambientes de negócios.
Segundo o autor, essa mudança de perspectiva faz toda a diferença: transforma o vendedor em alguém que oferece soluções, não produtos; oportunidades, não apenas preços. “Quando essa consciência desperta, as estratégias de convencimento, persuasão e negociação passam a acontecer de forma mais natural — e também mais eficaz. Isso porque o comprador, ao perceber esse alinhamento, entende o verdadeiro valor do que está sendo oferecido, que vai muito além do preço”, explica Rafael Mendes.
Rafael sabe o que fala. Além de autor, é fundador e CEO da RP Trader, hub de soluções em vendas B2B com sede em Curitiba, atendendo clientes de todo o país com um time de 60 colaboradores. É também professor e curador de conteúdo na Conquer, aceleradora de crescimento profissional do Grupo Wise Up, e colunista do GazzConecta.
O Vendedor Estoico é, em essência, uma história de superação que se transformou em ferramenta para quem quer crescer na vida e nos negócios sem abrir mão de um propósito. E Rafael, que enfrentou o vazio no auge da carreira, agora compartilha o que aprendeu: “Vender é importante, mas encontrar sentido no que se faz é indispensável”, finaliza ele, que também é autor de Seja Visto e Lembrado: obra que traz dicas práticas sobre posicionamento e influência no ambiente corporativo.