O fim de semana começa com tempo estável em grande parte do Paraná, mas uma nova frente fria se aproxima e deve mudar as condições climáticas no Estado já nas próximas horas. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), os próximos dias serão marcados por oscilações nas temperaturas e possibilidade de pancadas de chuva, especialmente no interior.
Neste sábado (2), o sol aparece em quase todo o território paranaense, com previsão de céu parcialmente nublado em algumas regiões. Apesar da aparente estabilidade, a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Paraguai — próximo à fronteira oeste do Paraná — pode trazer ventos fortes ao longo do dia. As rajadas devem variar entre 60 km/h e 70 km/h, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste.
Já no domingo (3), a frente fria avança e a chuva deve se tornar mais significativa, atingindo principalmente o interior. A instabilidade começa logo pela manhã, atingindo as regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro-Sul, com possibilidade de pancadas localmente intensas e ocorrência de trovoadas.
Do Norte ao Leste do estado, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba, o tempo segue predominantemente firme no domingo, mas não se descarta a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas.
A tendência é de que o tempo volte a ficar instável em todo o Paraná a partir de segunda-feira (4), com previsão de chuvas ocasionais em praticamente todos os setores.
Temperaturas devem variar bastante no fim de semana
As temperaturas seguem o padrão de gangorra observado nos últimos dias. Neste sábado, as mínimas ficam em torno dos 10°C em regiões como Centro-Sul, Campos Gerais, Região Metropolitana e Norte, enquanto na faixa Oeste os termômetros não devem baixar dos 20°C ao amanhecer. Durante a tarde, a máxima ultrapassa os 30°C em cidades como Foz do Iguaçu, Paranavaí, Loanda e Colorado.
No domingo, com a chegada da chuva, há um leve declínio nos termômetros, mas as regiões do Norte ainda podem registrar até 30°C à tarde.
Monitoramento constante
O Simepar conta com uma rede de 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, fornecendo dados em tempo real para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. A estrutura permite acompanhar eventos extremos como alagamentos, deslizamentos, secas e incêndios.
A previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses é atualizada duas vezes ao dia no site oficial do Simepar (www.simepar.br). É possível consultar precipitação esperada, temperaturas mínimas e máximas, umidade do ar e velocidade do vento, com detalhamento por hora para o dia atual e o seguinte.