A obra do Moegão, maior projeto portuário público em execução no Brasil, atingiu 52,5% de conclusão. O avanço foi divulgado nesta segunda-feira (16) pela Portos do Paraná. O complexo está sendo construído no Porto de Paranaguá e tem como objetivo integrar 11 terminais por meio de galerias aéreas, além de reduzir os cruzamentos ferroviários urbanos de 16 para apenas cinco.
De grande complexidade técnica, o projeto é considerado estratégico para o escoamento de grãos por ferrovia. O presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca o impacto positivo da estrutura:
“Estamos investindo em um projeto revolucionário no transporte ferroviário de grãos, que vai ampliar significativamente a produtividade dos nossos portos.”
Com a conclusão da obra, prevista para dezembro de 2025, a expectativa é aumentar em 60% a capacidade de transporte ferroviário. A operação do novo sistema está programada para começar em 2026.
O Governo do Paraná, por meio da Portos do Paraná, está investindo R$ 592 milhões na construção das moegas e correias transportadoras, além de R$ 61 milhões na infraestrutura rodoferroviária de acesso. Os recursos são provenientes do próprio governo estadual e do BNDES.
“As obras avançam em ritmo acelerado e trarão benefícios não apenas para as empresas que atuam no porto, mas para toda a economia do Estado”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Estrutura robusta e operação automatizada
O Moegão contará com moegas ferroviárias, elevadores de canecas (transporte vertical), correias transportadoras (horizontal), torres de transferência e alimentação, balanças integradoras, além de prédios administrativo e de manutenção.
A construção começou com as fundações e estruturas civis, e atualmente foca na instalação dos sistemas que darão funcionalidade ao complexo. Entre eles, as galerias metálicas aéreas — onde estão sendo instaladas três esteiras transportadoras por módulo, com capacidade para movimentar até 2 mil toneladas de grãos por hora, cada uma.
“Estamos bem avançados na montagem das galerias metálicas e dos equipamentos internos. A etapa mais crítica do projeto está dentro do cronograma”, afirmou o supervisor de planejamento da obra, Marcos Aurélio Magno Bonzato.
Mais eficiência e menos impacto urbano
Hoje, os trens precisam acessar individualmente os terminais para descarregar. O novo sistema vai centralizar esse processo em um único ponto, com capacidade para descarregar até 900 vagões por dia — hoje, são 550. O complexo contará com três linhas férreas independentes, com capacidade de receber 180 vagões simultaneamente.
A estrutura permitirá que os trens descarreguem sua carga diretamente nas moegas subterrâneas, por gravidade. Em seguida, os grãos serão levados por correias até os elevadores, que os transferem para as galerias aéreas interligadas aos terminais, onde o produto ficará armazenado até o embarque nos navios.
“As correias transportarão os grãos por 1,7 km de galerias até a faixa portuária”, explicou o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo.
Com menos manobras ferroviárias e maior fluidez no descarregamento, o Moegão também contribuirá para a redução de interferências no trânsito de Paranaguá, otimizando a convivência entre o porto e a cidade.