Paraná pode registrar -2°C no fim de maio, com previsão de geada em diversas regiões

Da Redação
13/05/2025 12h10 - Atualizado há 14 horas

Paraná pode registrar -2°C no fim de maio, com previsão de geada em diversas regiões
Albari Rosa/AEN

O Paraná recebeu sua primeira previsão de 2025 com temperaturas negativas, segundo dados divulgados pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). A estimativa aponta que na sexta-feira, dia 23 de maio, os termômetros podem chegar a -2°C em Inácio Martins, município localizado no Centro-Sul do estado.

Cidades vizinhas, como General Carneiro, Irati, Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Pinhão, Bituruna e Teixeira Soares, também devem registrar mínimas próximas a -1°C, enquanto outros municípios da região dos Campos Gerais e do Centro-Sul devem amanhecer com temperaturas entre 0°C e 1°C.

Entre eles estão:

Ponta Grossa, Prudentópolis e Guarapuava: previsão de 0°C;

Palmas: 1°C;

Curitiba: 3°C.

Para todas essas localidades, o Simepar prevê formação de geada no dia 23.

Queda brusca de temperatura

A mudança no clima deve começar ainda no dia anterior. Em Inácio Martins, por exemplo, a mínima deve despencar de 15°C na quarta-feira (21) para apenas 2°C na quinta-feira (22).

Segundo o Simepar, um novo sistema frontal deve avançar pelo Sul do Brasil a partir de 20 de maio, trazendo instabilidade ao estado. Até lá, o tempo segue estável, com temperaturas mais elevadas à tarde.

Frio já bateu recorde em abril

Até o momento, o dia mais frio de 2025 no Paraná foi em 29 de abril, quando General Carneiro marcou -0,1°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na data, houve registro de geada tanto na cidade quanto em Palmas, sua vizinha.

Condições para os próximos dias

Para esta terça-feira (13), o Simepar aponta que os ventos próximos à superfície continuam trazendo umidade do oceano, favorecendo a formação de nuvens no Centro e Leste do estado. Pode ocorrer chuva fraca ou garoa em alguns momentos, com pouca variação nas temperaturas ao longo do dia.

Nas demais regiões, a nebulosidade será variável, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde. No Oeste e Noroeste do Paraná, os termômetros podem chegar a 27°C.

Na quarta-feira (14), a tendência é de continuidade na nebulosidade no Leste do estado, ainda influenciada pela umidade vinda do oceano. Há chance de garoa, principalmente no Litoral. Nevoeiros e nuvens baixas devem se formar pela manhã entre os Campos Gerais e o Centro-Sul.

Já no Oeste e Noroeste, o tempo deve seguir mais aberto e quente à tarde.

Por fim, o Simepar informa que, pelo menos até sexta-feira (16), não há previsão de geada dentro do seu sistema de alerta de 72 horas.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp