O estado do Paraná recebeu 426 mil turistas internacionais entre janeiro e março deste ano, segundo dados divulgados pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). O número representa um aumento de 18,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando cerca de 360 mil estrangeiros visitaram o estado.
Com esse desempenho, o Paraná se consolidou como o quinto destino brasileiro mais procurado por viajantes internacionais, sendo responsável por 11,4% do total de desembarques de estrangeiros no país. À frente do estado paranaense, estão Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
A Argentina lidera com folga entre os países de origem dos turistas: mais de 179 mil argentinos vieram ao Paraná nos três primeiros meses do ano, o que equivale a 52% do total de visitantes estrangeiros. A paraguaia é a segunda nacionalidade mais presente, com 36% dos desembarques internacionais no estado.
A dona de casa argentina Claudia Sanchez, que esteve em Foz do Iguaçu, destacou a proximidade geográfica e o câmbio como fatores que tornam a viagem viável. “É acessível para nós”, afirmou.
Somados, argentinos e paraguaios representam quase 80% do total de turistas estrangeiros no Paraná. Outras nacionalidades que se destacam são norte-americanos (3%), chilenos (2%) e britânicos (1%).
A maior parte dos visitantes internacionais chega por via terrestre: mais de 409 mil cruzaram as fronteiras pelas estradas no período analisado. Os aeroportos internacionais de Foz do Iguaçu e Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, receberam cerca de 14 mil passageiros. Outros 3 mil desembarcaram por via marítima.