01/05/2023 às 09h42min - Atualizada em 01/05/2023 às 09h42min
Concha Acústica de Londrina completa completa 66 anos
Da Redação
Reprodução/CMTU Neste segunda (01), a Concha Acústica de Londrina completa 66 anos. O espaço é considerado um dos símbolos da cidade, como tradicional palco para apresentações e eventos culturais, ações sociais e encontros da comunidade. Situada na Praça 1° de Maio, bem no cruzamento das ruas Piauí e Senador Souza Naves, área central, a Concha é também um retrato da arquitetura moderna dos anos 50.
Construída durante a gestão do prefeito Antonio Fernandes Sobrinho, a Concha Acústica de Londrina foi inspirada em uma visita do então prefeito a um município no Espírito do Santo, onde havia um coreto público de estrutura similar. O projeto foi elaborado por Henrique Mindlim, e executado por José Augusto Queiroz, com inauguração em 1° de maio de 1957.
Reformas e melhorias
Durante a gestão do prefeito Marcelo Belinati, a Concha Acústica tem recebido uma atenção especial. Isso porque, em setembro de 2019, foi entregue a nova iluminação do espaço, onde 24 postes de iluminação pública foram modernizados, recebendo luminárias LED, tanto no entorno, quanto no interior da Praça Primeiro de Maio. Além disso, foram colocados dois refletores e dois novos postes internos, que reproduzem diferentes cores e tonalidades. Isso transformou o local em um ponto temático permanente, que pode ser explorado à noite, com as cores simbólicas de datas especiais. A Concha Acústica foi projetada pelo arquiteto Henrique Mindlin, sendo executada com adaptações pelo engenheiro José Augusto Queiroz. Ela foi construída na administração do prefeito Antônio Fernandes Sobrinho, sendo uma variação do tradicional coreto existente nos anos 1950.