19/12/2024 às 09h00min - Atualizada em 19/12/2024 às 09h00min
Educação e Cultura de Cambé zera fila de espera da educação infantil pelo terceiro ano consecutivo
Da Redação
Reprodução/PMC Com o fim do período de matrículas e rematrículas de toda a rede fundamental na última sexta-feira (13), a Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, informou que pelo terceiro ano consecutivo a fila da espera da educação infantil foi zerada. Ao todo, foram registradas 630 matrículas novas em 2024. Cambé conta com cerca de 11 mil alunos, divididos entre educação infantil, de 0 a 3 anos, e primeiro a quinto ano do ensino fundamental.
“Nossa prioridade são nossas crianças e estamos conseguindo avançar e muito na Educação, com vagas para todos, estrutura de primeira, professores altamente preparados e uma merenda maravilhosa”, apontou o prefeito Conrado Scheller.
Estela Camata, secretária de Educação e Cultura, ressalta que após muito trabalho e planejamento, a fila de quem procurou a Secretaria nesse período de matrícula em 2024 foi zerada mais uma vez. O processo de planejamento segue porque os pais continuam procurando a Secretaria e vagas para os seus filhos. A Secretaria afirmou ainda que já em janeiro o atendimento da Central de Vagas retorna para dar sequência ao processo.
“Essa é uma vitória muito grande do município de Cambé, da educação de Cambé e da administração que hoje faz um excelente trabalho. O nosso prefeito Conrado Scheller sempre nos deu apoio em todo o planejamento que apresentamos para ele, por mais difícil que tenha sido algumas decisões, mas estamos conseguindo, cada vez mais, inserir as nossas crianças o mais cedo possível no processo de aprendizagem. É um desafio à educação infantil atender todas as crianças ou todas as famílias que buscam essa vaga. Então, realmente é algo que temos que comemorar porque é uma conquista importantíssima para as nossas crianças, para o futuro dessas crianças, para o desenvolvimento pedagógico dessas crianças e para a gestão como um todo”, ponderou a secretária.
Ampliação dos serviços na rede municipal de educação
E os investimentos na educação seguiram em 2024. Além da continuidade do programa de formação continuada de professores, calendário cultural e artístico de eventos para as crianças e estrutura de segurança nas escolas, por exemplo, a Secretaria ainda implementou projetos de melhorias nos ambientes educacionais, como videomonitoramento e reconhecimento facial na Symphoriano Kopf. A Prefeitura ainda distribuiu mais de 70 mil itens para os alunos, entre uniformes de verão e inverno e material escolar completo.