03/09/2024 às 12h13min - Atualizada em 03/09/2024 às 12h13min

Curitiba volta a registrar crescimento nos casos de Hepatite A e liga o sinal de alerta

Da Redação

Reprodução/SMCS
Os casos de Hepatite A voltaram a crescer em Curitiba, que enfrenta um surto da doença, com 11 novas confirmações registradas nesta semana. Esses dados constam no levantamento mais recente da Secretaria Municipal da Saúde, encaminhado ao Paraná Portal.

Na semana anterior, Curitiba havia contabilizado apenas três casos de Hepatite A.


Com essas 11 novas confirmações, o total de casos na cidade desde o início do ano chegou a 491, com cinco mortes e um transplante hepático. Esses números referem-se ao período até o dia 30 de agosto, de acordo com a Secretaria.

A maioria dos casos de Hepatite A (73%) ocorre entre homens, principalmente jovens com idades entre 20 e 39 anos.

Desde julho, a Secretaria Municipal da Saúde tem vacinado os contatos próximos das pessoas que contraíram a doença nos últimos 15 dias. Até o momento, 246 doses da vacina foram aplicadas em ações de bloqueio da Hepatite A na cidade.

A população é orientada a adotar medidas preventivas para evitar a transmissão da doença, com ênfase nas práticas sexuais, que têm se mostrado a principal via de contaminação.

A prevenção mais eficaz é a manutenção da higiene, tanto na lavagem das mãos com água e sabão antes das refeições e após o uso do banheiro, quanto nas práticas sexuais, assegurando higiene e proteção.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp