22/08/2024 às 09h00min - Atualizada em 22/08/2024 às 09h00min
Com honraria e homenagens, Margarita Sansone é sepultada em Curitiba
Da Redação
Reprodução O corpo da primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone, foi sepultado na tarde desta quarta-feira (21) no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
A cerimônia de despedida contou com a presença de seu marido, o prefeito Rafael Greca (PSD), além de familiares, amigos e admiradores. A ocasião foi marcada por homenagens e honrarias, incluindo salvas de tiros da Guarda Municipal.
Margarita faleceu na terça-feira (20), aos 79 anos, devido a um linfoma. Em vida, ela se destacou por seu trabalho nas áreas cultural e de assistência social em Curitiba.
O velório teve início às 10h no Memorial de Curitiba e foi aberto ao público. Às 15h, foi realizada uma missa de despedida no local, seguida pelo sepultamento.
O prefeito solicitou que, em vez de coroas de flores, fossem feitas doações de alimentos ao Banco de Alimentos ou artigos ao Disque Solidariedade, pelo telefone 156, em homenagem à primeira-dama.
Durante o velório, Rafael Greca lamentou profundamente a perda de sua esposa, destacando sua contribuição para a história e a vida dos curitibanos, incluindo a implementação do primeiro restaurante popular do Brasil, que oferecia refeições a R$ 1.
"Essa é a entrevista que eu nunca gostaria de dar, falar postumamente do meu amor, da minha amada Margarita. Mas também é um momento de memória e gratidão, neste edifício que simboliza o nosso amor por Curitiba [...] Ela não foi apenas professora de história da arte, mas também uma mestra de vida e de humanidade", destacou.
O prefeito também expressou sua gratidão pela presença da população curitibana na despedida.
"A presença maciça de nosso povo, de todos os bairros e de todas as classes sociais, mostra como ela inspirava as pessoas e como o nosso amor por Curitiba e o nosso amor mútuo eram refletidos pelas pessoas como um exemplo de fazer o bem. Esse meu anjo que esteve ao meu lado por quase 50 anos só fez bem à minha alma, e eu sou muito orgulhoso dela", disse emocionado.