19/08/2024 às 12h50min - Atualizada em 19/08/2024 às 12h50min

Eleições 2024: conheça os candidatos a prefeitura de Curitiba

Da Redação

Reprodução
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou dez candidatos à Prefeitura de Curitiba. confira abaixo:

Cristina Graeml (PMB); Eduardo Pimentel (PSD); Felipe Bombardelli (PCO); Luciano Ducci (PSB); Luizão Goulart (Solidariedade); Maria Victoria (PP); Ney Leprevost (União Brasil); Professora; Andrea Caldas (PSOL); Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU).


Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Beto Richa desistiu da candidatura dias antes do prazo final do TSE. Com problemas na justiça, Deltan Dellagnol também desistiu da corrida à prefeitura da capital do estado.

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está agendado para 6 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro.

CONHEÇA OS CANDIDATOS A PREFEITURA DE CURITIBA

CRISTINA GRAEML (PMB)



Cristina Reis Graeml, conhecida como Cristina Graeml, tem 54 anos e é natural de Curitiba. Ela é candidata à prefeitura pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). A candidata é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cristina atuou como repórter de televisão por 26 anos, sendo 20 deles em Curitiba.

Atualmente, ela trabalha como colunista e comentarista política. Jairo Ferreira Filho, também do PMB, é o candidato a vice-prefeito. O PMB não possui coligações e terá 39 candidatos a vereador.

EDUARDO PIMENTEL (PSD)



Natural de Curitiba e formado em Administração, Eduardo Pimentel é o atual vice-prefeito da cidade e já ocupou o cargo de Secretário de Estado das Cidades. Ele é candidato à prefeitura pelo Partido Social Democrático (PSD).

Em sua trajetória profissional, Eduardo foi diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, diretor agrocomercial das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasas) e subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná.

Além disso, atuou como Secretário Municipal de Obras na Prefeitura de Curitiba. Paulo Martins (PL) é o candidato a vice-prefeito em sua chapa.

O PSD conta com o apoio dos partidos Novo, Partido Liberal (PL), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Republicanos, Podemos (Pode), Avante e Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). A coligação terá 39 candidatos a vereador.

FELIPE BOMBARDELLI (PCO)



Felipe Bombardelli, de 34 anos, é natural de Toledo, no oeste do Paraná, e candidato pelo Partido da Causa Operária (PCO). O candidato é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e possui mestrado na área.

De acordo com sua declaração ao TSE, Felipe atualmente é estudante, bolsista, estagiário e em atividades semelhantes. Paulo Costycha, também do PCO, é o candidato a vice-prefeito. O partido não possui coligações e não terá candidatos a vereador.

LUCIANO DUCCI (PSB)



Luciano Ducci, natural de Curitiba, é médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em pediatria. Ele é candidato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Ducci iniciou sua carreira na Secretaria Municipal de Saúde em 1987. Em 1992, assumiu a Secretaria de Saúde de Curitiba. Dez anos depois, foi eleito deputado estadual. Entre 2004 e 2010, atuou como vice-prefeito de Curitiba e, durante parte desse período, também foi Secretário Municipal de Saúde.

Em 2010, assumiu a prefeitura da capital paranaense após a renúncia de Beto Richa, permanecendo no cargo até 2012. Nesse ano, tentou a reeleição, ficando em terceiro lugar com 261.049 votos. Em 2014, foi eleito deputado federal.

Goura (PDT), que quase concorreu ao mesmo cargo, é o candidato a vice-prefeito em sua chapa. O PSB conta com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Verde (PV) e terá 33 candidatos a vereador.

LUIZÃO GOULART (SOLIDARIEDADE)



Luiz Goulart Alves, conhecido como Luizão Goulart, tem 72 anos e nasceu em Jandaia do Sul (PR), mudando-se para Curitiba em 1978. Formado em Filosofia e História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ele é candidato pelo partido Solidariedade.

Luizão atuou como professor por alguns anos e, em 1996, foi eleito vereador em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Em 2008, foi eleito prefeito de Pinhais com 39.438 votos (64,2%) e, em 2012, foi reeleito com 62.802 votos, correspondentes a 94% dos votos válidos.

Além disso, Luizão exerceu o cargo de deputado federal, sendo eleito com 141.730 votos em 2018. Desde 2021, preside o diretório estadual do Solidariedade. Tiago Chico, também do Solidariedade, é o candidato a vice-prefeito.

O partido Solidariedade não possui coligações e contará com 39 candidatos a vereador.

MARIA VICTORIA (PP)



Maria Victoria Borghetti Barros é maringaense, tem 32 anos, formou-se em Turismo na Suíça. Filha do deputado federal Ricardo Barros (PP) e da ex-governadora do Paraná Cida Borghetti, ela é candidata pelo partido Progressistas (PP).

Maria Victoria foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2014, reeleita em 2018 e conquistou seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2022. Esta é sua segunda candidatura à Prefeitura de Curitiba; em 2016, ela disputou a eleição e obteve 52 mil votos.

Walter Petruzziello, também do PP, é o candidato a vice-prefeito. O PP conta com o apoio do Partido Renovação Democrática (PRD) e terá 39 candidatos a vereador.

NEY LEPREVOST (UNIÃO BRASIL)



Ney Leprevost é curitibano e formado em Jornalismo e Administração, foi eleito vereador da Câmara Municipal de Curitiba em 1996. Durante seu mandato, assumiu a Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná. Atualmente, é candidato pelo partido União Brasil.

Ele foi reeleito vereador em 2000 e 2004 e, em 2006, conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná. Como deputado estadual, presidiu a Comissão de Saúde da Alep e foi reeleito em 2010 e 2014. Rosângela Moro, também do União Brasil, é a candidata a vice-prefeita. A candidatura tem o apoio dos partidos Agir e Democracia Cristã (DC) e contará com 39 candidatos a vereador.

PROFESSORA ANDREA CALDAS (PSOL)



Natural de Curitiba, Andrea Caldas é professora de Políticas Educacionais na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e candidata pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Iniciou sua carreira na educação pública em 1988, atuando no magistério municipal de Curitiba. Em seguida, trabalhou na rede estadual e, desde 1993, na UFPR.

Em 2022, Caldas concorreu a deputada federal pelo Paraná, recebendo 1.071 votos, mas não foi eleita. Letícia Faria, também do PSOL, é a candidata a vice-prefeita. A candidatura conta com o apoio do partido Rede Sustentabilidade e terá 19 candidatos a vereador.

ROBERTO REQUIÃO (MOBILIZA)



Nascido em Curitiba, Roberto Requião é formado em Jornalismo pela PUC-PR e em Direito pela UFPR. Em 1985, foi eleito prefeito de Curitiba na primeira eleição para prefeituras após a Ditadura Militar. Ele é candidato pelo partido Mobilização Nacional (Mobiliza).

Após seu mandato como prefeito, foi nomeado em 1989 para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná, cargo que ocupou até 1990, quando se candidatou e venceu a eleição para governador do estado. Em 1994, tornou-se senador, presidindo a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul e a Comissão de Educação e Comunicação do Senado Federal.

Entre 2003 e 2010, Requião foi novamente governador do Paraná, sendo o primeiro a conquistar três mandatos por eleição direta. Após esse período, renunciou ao cargo para se candidatar a um novo mandato no Senado, onde foi eleito.

Marcelo Henrique, também do Mobiliza, é o candidato a vice-prefeito. O partido não possui coligações e terá 23 candidatos a vereador.

SAMUEL DE MATTOS (PSTU)



Samuel de Mattos é natural de Turvo, Santa Catarina, tem 36 anos e é formado em Matemática. Trabalha como carteiro nos Correios há 12 anos e é candidato pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).

Ativista dos movimentos sociais e militante sindical, Samuel foi dirigente sindical por cinco anos e atua no PSTU desde os 19 anos. Em 2020, Samuel foi candidato a vice-prefeito de Curitiba e, em 2022, tentou uma vaga de deputado federal, mas não foi eleito.

Leo Martinez, também do PSTU, é o candidato a vice-prefeito na chapa. O partido não possui coligações e não terá candidatos a vereador.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp