O projeto de revitalização da orla de Matinhos, no Litoral do Paraná, executado pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Consórcio Sambaqui, já é considerado uma referência para obras do tipo no País. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) convidou na manhã desta sexta-feira (16) o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Eduardo Felga Gobbi, autor original do projeto de revitalização, para discutir a iniciativa em um evento realizado na sede do Conselho, em Natal.
O encontro foi promovido para apresentar à população um projeto similar na capital nordestina, a engorda da Praia de Ponta Negra. Assim, a revitalização paranaense foi apresentada como um caso de sucesso desse tipo de intervenção.
"As obras de Matinhos compõem um serviço completo de revitalização, envolvendo macrodrenagem, microdrenagem, paisagismo e mobilidade, o que faz com que as intervenções já sejam consideradas uma referência nacional. Por isso fomos convidados para discutir o sucesso dessa obra, e como esse tipo de reforma pode beneficiar a praia de Ponta Negra, que há muito tempo é prejudicada por processos erosivos", explicou Gobbi.
A reforma em Ponta Negra irá alargar a faixa de areia da praia, que possui vários problemas de acessibilidade principalmente durante a maré alta. Com as intervenções, a areia da praia ficará com uma extensão de 50 metros na maré alta e 100 metros na baixa. As licenças ambientais necessárias para o início das obras foram emitidas nesta semana. A duração prevista para o processo é de cinco meses.
O evento também contou com a participação do presidente do CREA-RN, Roberto Wagner, e do engenheiro civil Pedro Tognozzi, representante da DTA Engenharia, empresa responsável pelas obras em Natal.
OBRA – A primeira fase da revitalização da Orla de Matinhos está 94,88% concluída e deve ser entregue no segundo semestre deste ano. O investimento do Governo do Estado é de R$ 354,4 milhões ao longo de uma extensão de 6,3 quilômetros, entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida.
A intervenção inclui a execução de serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem. Além do sistema de drenagem, as obras contemplam a melhoria da pavimentação asfáltica e recuperação de vias urbanas. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão para ter início, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne.