15/08/2024 às 15h20min - Atualizada em 15/08/2024 às 15h20min

​Cambé tem alta na nota do Ideb, com média acima da nota nacional em 2023

Da Redação

Reprodução
Nesta quarta-feira (14), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Esse é o principal indicador de qualidade da educação do Brasil, sendo divulgado a cada dois anos. Considerando o recorte dos anos iniciais do ensino fundamental, que engloba a rede municipal em Cambé, o município registrou nota 6,7, igualando a média estadual e superando a nacional.

Criado em 2007 pelo MEC, o índice cruza duas informações e apresenta resultados em uma escala que vai de 1 a 10. A média é feita a partir da taxa de aprovação ou fluxo escolar, com a porcentagem de alunos que não repetiram de ano; e também as notas do Saeb, uma prova com questões de português e matemática feita por estudantes do 2º, 5º e 9º do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio.


Cambé registrou um salto de 6,2, em 2021, para 6,7 em 2023, considerando os anos iniciais do ensino fundamental. No mesmo recorte, o Ideb nacional foi de 6. Já o estado também teve média 6,7, com aumento de 0,1 em relação há dois anos. O Paraná ainda foi líder dos estados, acima de Ceará (6,6) e São Paulo (6,5), por exemplo.

Estela Camata, secretária de Educação e Cultura de Cambé, ressalta que a conquista merece ser celebrada por se tratar de uma rede de educação grande, com mais de sete mil alunos só no ensino fundamental; e também pelo recorte histórico, pós-pandemia. A secretária afirma que Cambé foi um dos primeiros municípios do Paraná a retomar as aulas presenciais, não medindo esforços para que os alunos voltassem a ter o contato apropriado com a educação de forma segura, e isso se refletiu no índice.

“Estávamos na expectativa do resultado e ficamos satisfeitos. Nós demos um salto grande na nota e, principalmente, por ser o resultado pós-pandemia. Temos uma rede grande, onde trabalhamos muito para alcançar esse índice positivo, com foco na formação continuada dos nossos professores e gestores escolares, e muitos investimentos na educação. Tudo isso demonstra todo o esforço e o comprometimento desta gestão. Também só tenho que parabenizar toda a rede os assessores pedagógicos, toda a equipe da Secretaria de Educação, os gestores escolares, professores e profissionais de educação que atuam nas escolas e os pais também que se envolvem e se comprometem com a educação dos seus filhos. Escola e família caminham juntas nesse processo. Realmente estamos satisfeitos e já começando a planejar e analisar os resultados e como podemos melhorar para o próximo Ideb”, concluiu.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp