Procon de Cambé alerta consumidores sobre fraudes e golpes no período de Black Friday

Da Redação
16/11/2024 09h30 - Atualizado há 2 meses

Procon de Cambé alerta consumidores sobre fraudes e golpes no período de Black Friday
Foto: Divulgação
 

Com a proximidade da Black Friday, esse ano celebrada no dia 29 de novembro, muitas lojas físicas e online anunciam diversas promoções e condições especiais para consumidores. E na expectativa de garantir compras com preços mais acessíveis, muitos deles acabam caindo em golpes. Com isso, Willian Train, diretor do Procon em Cambé, orienta os cambeenses a tomarem alguns cuidados em novembro, época de maior índice de fraudes, para que o momento de felicidade de uma compra não se transforme em uma grande dor de cabeça e prejuízo financeiro.

O diretor destaca que a compra começa antes mesmo de sair de casa ou abrir a loja online em algum dispositivo. O ideal é que o consumidor faça uma lista de coisas que quer e, principalmente, do que precisa, para não ter grandes prejuízos, fazer compras por impulso ou acabe gastando dinheiro que vai precisar posteriormente. “Também é importante que se pesquise sobre as lojas que tenham promoções de Black Friday; comparar preços antes desse período para ver se há vantagem de fato; e buscar pelo Google ou sites especializados em empresas, o CNPJ da loja ou o nome da mesma para ver se não há reclamações anteriores de outros clientes”, ressaltou Train.

A variação entre preço de promoção e preço final do produto também deve ser bem observada. Segundo o diretor, algumas lojas diminuem o preço para atrair o cliente, mas aumentam o valor do frete, encarecendo na hora de fechar o pedido. Verifique ainda o prazo de entrega do produto, para não ter nenhuma dor de cabeça, principalmente se for algo mais urgente.

O momento do pagamento também é crucial, e alguns passos podem evitar problemas maiores. “Recomendamos sempre que o consumidor opte pelo pagamento via cartão. Caso seja feito o pagamento via pix, desconfie se o dinheiro for enviado para pessoa física. E mesmo por boleto, confira os dados com atenção anteriormente, mesmo quando emitido pelo site da loja oficial”, observou o diretor do Procon.

Se o consumidor achar que caiu em algum golpe, procure imediatamente o Procon de Cambé, que fica na Rua Pará, 126. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h, sempre com agendamento de horário. O atendimento pelo telefone é no 3174-2851. As reclamações poderão ser registradas também pelo e-mail cambepr@procon.pr.gov.br.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp