07/08/2024 às 15h26min - Atualizada em 07/08/2024 às 15h26min
Paraná em Ação: Em parceria com o Estado, Cambé recebe série de serviços sociais gratuitos
Da Redação
Divulgação Até a próxima sexta-feira (9), Cambé promove o projeto Paraná em Ação, em parceria com o Governo do Estado. Ao todo, serão ofertados mais de 25 serviços essenciais, e gratuitos, para toda a população, com oportunidades de emprego, exames de saúde, benefícios sociais, regularização de documentos e muito mais. A ação é feita das 9h às 17h, no Centro da Juventude de Cambé, localizado na Avenida Pedro Viriato P. de Souza.
O projeto terá ações de Água solidária, palestras, certidões, carteira do autista, emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN), cadastro de habitação, energia solidária, agência do trabalhador, teste de DNA, cadastro único, assistência jurídica e muito mais.
O secretário municipal de Trabalho e Profissionalização, José Aparecido Rolim, explicou que foi feita uma parceria com 10 empresas e a população pode sair do Centro da Juventude empregado. “Trouxemos mais de 25 serviços para toda a população, e entre eles nós estamos aqui com essas 10 empresas para dar oportunidade de emprego para as pessoas que estão precisando. Então, as pessoas vêm aqui, já passam pela entrevista e se for aprovada, saem daqui para poder começar a trabalhar amanhã. Além disso, a Secretaria de Trabalho também está promovendo orientação de seguro desemprego, carteira de trabalho digital, intermediação de mão de obra para outras empresas, entre outros”, disse.
A saúde da população também importa, e em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), através do Centro de Ciências da Saúde, o local conta com professores, alunos de graduação em enfermagem, alunos de pós-graduação em enfermagem e análises clínicas realizando testes rápidos e promovendo orientação aos pacientes sobre laudo e formas de prevenção a doenças.
“Nós estamos representando a UEL, que foi convidada para participar dessa ação aqui em Cambé e trouxe vários serviços, entre eles esse realizado pelos alunos e professores do Centro de Ciências da Saúde. E é um momento importante para conseguir fazer chegar a população e fornecer o atendimento a doenças infecciosas sexualmente transmissíveis. Nós trouxemos aqui quatro testes rápidos, com objetivo de acesso direto da população a um serviço que muitas vezes não está tão disponível e de forma gratuita”, explicou a diretora do Centro, a professora Andrea Colado Simão.
Simone Moreira, compositora e mãe do Bryan, de oito anos, foi tirar a primeira identidade do filho, que tem um compromisso importante esse ano, mas já aproveitou também outros serviços. “Vim para fazer o documento do meu filho, porque ele ganhou uma viagem internacional e está todo animado. E aí, fui procurar o serviço e falaram do documento novo. Agora, vamos todos fazer a Carteira de Identidade Nacional. E já que estamos aqui, também vou fazer todos os exames”, completou.
A auxiliar de loja Lucilene Teixeira também não perdeu viagem e passou por mais de um espaço. “Essa ação que está sendo feita é ótima. Eu mesmo estou saindo no meu serviço, vim aqui fazer o que precisava para regularizar meus documentos, e ainda trouxe todo mundo de casa junto para fazer isso também. E ainda vamos aproveitar outros serviços como o CRAS, auxílios, procurar emprego. Foi uma ação muito positiva”.
Paraná em Ação
O Paraná em Ação é coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e tem como prioridade atender comunidades e municípios, ofertando serviços que promovam cidadania e inclusão social da população em um só local, com serviços gratuitos a quem realmente precisa e indispensáveis à população.