25/06/2024 às 13h00min - Atualizada em 25/06/2024 às 13h00min

“Empregabilidade 50 +” oferta 408 vagas de trabalho em Apucarana; veja detalhes

Da Redação

Reprodução/PMA
As pessoas com mais de 50 anos, além de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, estão sendo convidadas a continuar contribuindo com o desenvolvimento da cidade e a colocar a sua experiência à disposição das empresas de Apucarana. Durante esta terça-feira (25/06), no período das 9 às 17 horas, no Espaço das Feiras, o Empregabilidade 50+ Apucarana está ofertando 408 vagas de trabalho, além de mais de 20 serviços oferecidos no local pelas entidades parceiras.

O evento é uma promoção do Fórum Desenvolve Apucarana – ligado à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA) -, e da Câmara de Ensino Superior de Apucarana (CESA), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Agência do Trabalhador. Também participam, como apoiadoras, outras 24 entidades.


O prefeito Junior da Femac afirma que a trajetória de vida das pessoas garante que estão capacitadas para novos desafios. “Essas pessoas já caíram, já levantaram, aprenderam e ensinaram. Agora, nós temos em Apucarana esse olhar carinhoso do Fórum Desenvolve e da Prefeitura. As empresas de Apucarana precisam da experiência, inteligência e da capacidade de quem tem mais de 50 anos”, assinala Junior da Femac.

O evento contou com a presença dos vereadores Rodrigo Lievore (Recife), Mauro Bertoli e Jossuela Pirelli. O vereador Recife falou em nome do Legislativo, destacando a importância do Fórum Desenvolve Apucarana e da Agência do Trabalhador. “O fórum acompanha e planeja a cidade do futuro, imaginando quais serão os desafios de Apucarana nos próximos anos. Quero destacar também o papel da Agência do Trabalhador, um lugar onde passei por quatro anos e sei das necessidades dos trabalhadores e uma delas é segmentar as oportunidades de emprego. É o que o evento Empregabilidade 50+ se propõe, atendendo com carinho e a atenção esta faixa etária”, pontua Recife.

O presidente do Fórum Desenvolve Apucarana, professor Luiz Sérgio Hilário, lembra que na primeira edição do evento, em outubro de 2023, foram ofertadas 312 vagas e, destas, 253 pessoas vagas foram preenchidas no mesmo dia. “Para esta segunda edição, estão sendo ofertadas 408 vagas, um acréscimo de 26% em comparação à primeira edição”, informa, reiterando que Apucarana dará continuidade à estratégia de segmentação das oportunidades de emprego. “Para o mês de agosto, já temos programado o evento Empregabilidade Mulher Apucarana e, para outubro, o Empregabilidade 1º Emprego”, completa o presidente do Fórum Desenvolve Apucarana.

O professor Lisandro Rogério Modesto, representou a Câmara de Ensino Superior de Apucarana, que é formada pela Unespar, FAP, Facnopar e UTFPR. “As instituições estão presentes com seus serviços e ações que são prestadas à comunidade. A CESA participa deste evento, pois as universidades têm por missão apoiar e amparar ações que visam o desenvolvimento de Apucarana”, pontua Modesto.

Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, reforça que a iniciativa busca atender de forma integral este público. “Além das vagas de emprego, as pessoas têm acesso a serviços prestados pelas entidades apoiadoras, como elaboração de currículos, aconselhamento previdenciário, informações sobre cursos técnicos e profissionalizantes, orientações para abertura de empresas e sobre a liberação de microcrédito, entre outros”, cita Leiroz.

O secretário de Assistência Social, Juliano Dalla Costa, reitera que esse público já contribuiu com a sociedade e tem ainda muito a oferecer. “Sabemos que o emprego empodera a pessoa, traz dignidade, esperança e expectativa de vida”, ressalta.

Antônio Carlos Mariquita, de 60 anos, é motorista de caminhão mas quer agora atuar em outra área. “Fui encaminhado para duas empresas. Estou em busca de uma nova oportunidade. Fui muito bem atendido pelo pessoal e acredito que vou conseguir”, afirma.

Júlio César Almeida, 51 anos, é formado em eletricidade industrial. “Tem que subir muito em andaime e escada. Agora, estou buscando outra área e esse movimento que criaram está sendo ótimo porque gera oportunidades”, frisa Almeida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp