Reprodução/PMA
Apucarana investiu aproximadamente R$ 4,2 milhões na reforma e ampliação da Escola Municipal Professora Maria Madalena Côco. O prefeito Junior da Femac e a secretária de educação Marli Fernandes realizaram a entrega oficial das obras, na tarde de hoje (19/11), à comunidade da Vila Martins. O prédio da unidade de ensino quase dobrou de tamanho, passando de 1.273,82 m2 para 2.474,96 m2. O número de salas de aula também aumentou de cinco para quinze.
De acordo com o prefeito Junior da Femac, a execução das obras só foi possível após a regularização da propriedade do imóvel. “O prédio onde a escola funciona era do Estado, e o município não poderia investir recursos nele. Após intensas negociações, em 2022, conseguimos que a Paraná Edificações transferisse a escritura para a Prefeitura, tornando a ampliação um projeto viável”, afirmou o prefeito.
Novas estruturas e melhorias significativas
Entre os principais benefícios da reforma, destacam-se a construção de dez novas salas de aula e a criação de um novo setor de serviços, com cozinha, lavanderia, depósito de merenda, depósito de materiais de limpeza, além de um amplo refeitório e acesso exclusivo para carga e descarga. Também foram reformadas as dependências administrativas, como as salas de professores, secretaria, direção e coordenação.
A escola ganhou ainda novos sanitários para alunos e funcionários, além de uma quadra esportiva totalmente reformada, com novo piso, alambrados, fechamento lateral e uma arquibancada coberta. A segurança também foi reforçada com a instalação de um sistema de prevenção e combate a incêndios, que inclui hidrantes, caixa d’água, extintores, alarmes e sinalização de emergência.
“Com a ampliação, garantimos maior conforto e segurança para alunos e professores. A circulação entre os blocos agora é totalmente coberta, oferecendo proteção em qualquer condição climática”, explicou a secretária de Educação, Marli Fernandes.
Aumento na capacidade de atendimento
A Escola Municipal Professora Maria Madalena Côco atende atualmente crianças de diversos bairros da cidade, como Vila Martins, Vila São Carlos, Jardim Interlagos, Núcleo João Paulo, Vila Regina, Residencial Orlando Bacarin, Núcleo Dom Romeu Alberti, Jardim Sabiá, e até de comunidades rurais, como São Domingos, Barreiro, Tatuzinho e Nova Ucrânia.
Com a ampliação, a unidade escolar poderá aumentar significativamente a quantidade de vagas, passando de 180 para cerca de 400, beneficiando ainda mais famílias da região. “A nova estrutura permitirá atender a demanda crescente de alunos e proporcionar um ambiente de aprendizado mais adequado e moderno”, concluiu a secretária Marli Fernandes.
Agradecimento ao deputado Antônio Anibelli Neto
Durante a cerimônia de entrega das obras, o prefeito Junior da Femac aproveitou a ocasião para entregar um certificado de agradecimento ao deputado estadual Antônio Anibelli Neto (MDB), em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento educacional de Apucarana. “Graças à indicação do deputado Anibelli, nós conquistamos R$ 2,6 milhões em recursos do Governo do Estado para a construção de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que serão edificados nos residenciais Solo Sagrado e Interlagos, por meio do Programa Infância Feliz”, detalhou o prefeito.
“Sem dúvida alguma, Apucarana é a terra da educação, onde se realiza um investimento significativo para garantir as melhores condições tanto para os professores quanto para os alunos, possibilitando um ensino de qualidade. Como deputado, tenho percorrido todo o Paraná e posso afirmar que é raro encontrar uma escola com uma estrutura tão excelente quanto a que vi hoje na Escola Professora Madalena Côco. Podem contar comigo para continuar trabalhando com empenho, visando destinar ainda mais recursos para a educação”, falou o deputado Anibelli Neto.
A construção dos CMEIs representa um avanço significativo na oferta de educação infantil no município, ampliando as opções de atendimento para as crianças e suas famílias.