16/06/2024 às 10h45min - Atualizada em 16/06/2024 às 10h45min

Festival Sabores do Pinhão vai até julho exposições e gastronomia

Da Redação

Foto: Hully Paiva/SMCS
O Mercado Municipal de Curitiba abriu as suas portas na sexta-feira (14/6) para o Festival Sabores do Pinhão. O evento, que vai até o dia 7 de julho, visa promover a cadeia produtiva do pinhão, destacando sua importância econômica, social e ambiental para a região. Durante o festival, os visitantes terão a oportunidade de conhecer desde o processo de cultivo até a degustação de pratos elaborados com a semente, símbolo da cultura curitibana.
 
A abertura do evento contou com uma apresentação de músicas tradicionais gaúchas, na voz da cantora Lara Rossato. O prefeito Rafael Greca expressou sua alegria ao declarar abertas as atividades do Festival.

 
"Estou profundamente agradecido e honrado por esta manifestação tão linda aqui no Mercado Municipal de Curitiba. Venham prestigiar esse festival que leva o nome sagrado de Curitiba, que significa muito pinhão. E que sempre haja pinheiros e pinhões na grandiosa e gloriosa cidade onde brilha a luz dos pinhais! Declaro aberta a festa do pinhão, Viva Curitiba!”, disse o prefeito.
 
O vice-prefeito Eduardo Pimentel reforçou a importância de um festival que celebra o pinhão no Mercado Municipal. "Curitiba é referência internacional em segurança alimentar, reconhecida até em Milão, onde estive na semana passada. E eu sou fã de pinhão. Esse festival é muito gratificante porque traz o cidadão e o turista para o Mercado Municipal. Nosso turismo é forte, com eventos como o Festival do Inverno impulsionando o comércio local. Que seja um excelente festival para todos", declarou Eduardo Pimentel.
 
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, destacou o protagonismo de Curitiba quando o assunto é política pública de segurança alimentar. “Isso que nós estamos fazendo aqui hoje, são conexões que colocam Curitiba como a melhor cidade com política alimentar urbana do país. Curitiba se destaca por criar conexões e parcerias com redes globais como o C-40, a FAO e o Pacto de Milão. Então que seja um festival para celebramos o pinhão como símbolo da nossa cultura alimentar”, disse Gusi.
 
Protocolo de qualidade
Durante o evento, também foi anunciado o lançamento do Protocolo de Classificação do Pinhão "in natura". Este protocolo não apenas estabelece diretrizes rigorosas para garantir a qualidade do pinhão, mas também visa promover sua identidade geográfica e consolidá-lo como um produto de destaque nacional. Como destacou Vitor Tioqueta, presidente do Pró Metrópole, esta iniciativa representa um marco importante para a região metropolitana de Curitiba.
 
"O lançamento do Festival do Pinhão em Curitiba é uma oportunidade única de mostrar a riqueza da nossa região metropolitana. Estamos unindo agro e turismo para promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas locais. Com o apoio do Sebrae, buscamos garantir identidade e qualidade ao nosso pinhão, com a criação de um protocolo de qualidade que visa posicioná-lo como um produto de destaque nacional", afirmou Tioqueta.
 
Foi lançado também, na mesma ocasião, um Extrato Oleoso de Pinhão, produto que combina tradição e sustentabilidade, sendo produzido a partir de pinhões cultivados por produtores locais através de um processo de extrativismo responsável. Rico em antioxidantes, o extrato oferece propriedades regeneradoras e hidratantes para a pele. Com parcerias consolidadas com a Via Sustentis e a Cativa Natureza, a novidade reafirma o compromisso com a bioeconomia sustentável e o apoio às comunidades locais.
 
Solidariedade
Parte das 400 toneladas de alimentos arrecadados no Concerto "SolidariedArte", organizado pelo Solar do Rosário e família Casillo em apoio ao Rio Grande do Sul, foi entregue na abertura do Festival Sabores do Pinhão, na sexta-feira (14/6). Os alimentos foram destinados ao Banco de Alimentos de Curitiba, que fará o repasse das doações para o estado gaúcho. Estiveram presentes na entrega a diretora-presidente da Associação Cultural Solar do Rosário, Lucia Casillo, e o gerente do Banco de Alimentos, Luiz Maskow.
 
Sabores do Pinhão
O Festival Sabores do Pinhão é uma iniciativa conjunta da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba, da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, e o Instituto Municipal de Turismo, do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba - Pró-Metrópole e do Grupo Movimente Curitiba Gastronômica. O evento tem como principal objetivo promover o pinhão como produto ícone da região, oferecendo exposições sobre o cultivo da araucária, produtos derivados do pinhão, aulas shows e a venda de pratos típicos.
 
O Festival Gastronômico do Pinhão do Mercado Municipal se estenderá até 7 de julho, com diversos restaurantes servindo pratos típicos, e até 11 de agosto em restaurantes da região metropolitana, como parte do 8º Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão.
 
Os organizadores também incentivam a solidariedade, propondo a doação opcional de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado às entidades sociais parceiras do Projeto Mesa Solidária, cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp