09/04/2023 às 11h27min - Atualizada em 09/04/2023 às 11h27min
Aquário é um dos estandes mais visitados da ExpoLondrina
Da Redação
Foto: Dayanne Rebecchi/Divulgação A Casa do Piscicultor recebe milhares de visitantes todos os dias na 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. Nove espécies estão presentes nos aquários gigantes e novidades devem ser apresentadas nos próximos dias, como a chegada de dourados e arraias.
O autônomo Sebastião Cesconeto passou bons momentos no local com a filha Helena (3), admirada com a beleza dos exemplares expostos. “Isso lembra meu passado, quando criava peixes com minha família em Rondônia”, disse.
Os aquários presentes no Parque de Exposições Governador Ney Braga representam a vanguarda da piscicultura paranaense. O Paraná é o maior produtor de tilápia do Brasil, responsável por 34% da produção do pescado (em 2022, o Paraná produziu 187 mil toneladas de tilápia). A espécie é o grande destaque da piscicultura brasileira, representando 64% de toda a produção de peixes no território nacional.
“A cultura do agronegócio é muito forte no Paraná e os fundamentos do associativismo e cooperativismo contribuíram muito para que o estado alcançasse essa marca nacional. O produtor percebeu que a tilápia é uma carne com sabor, sem espinhos e cujo processo pode ser industrializado”, explicou o diretor de piscicultura da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Ricardo Neukirchner.
E a tendência é que produção de peixes cresça ainda mais, uma vez que houve avanços importantes na criação de tilápia na região norte do Paraná. “Três cooperativas se fixaram. Além disso, há também frigoríficos em Cornélio Procópio, Rolândia e Primeiro de Maio. Isso vai trazer segurança ao produtor para comercializar com regularidade o pescado”, disse Ricardo Neukirchner.
A piscicultura gera cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos. O setor gera receitas de cerca de R$ 9 bilhões na economia brasileira.
A agenda técnica da ExpoLondrina contempla a aquicultura. No próxima terça-feira (11), haverá o Seminário Estadual de Aquicultura no Recinto Horácio Sabino Coimbra. O evento é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).