09/04/2023 às 08h53min - Atualizada em 09/04/2023 às 08h53min

Museu resgata história da Sociedade Rural do Paraná

Da Redação

Foto: Dayanne Rebecchi/Divulgação
A história da Sociedade Rural do Paraná se confunde com Londrina: as conquistas agrícolas, a pujança do setor pecuário, o início do trabalho genealógico de animais, os anos áureos do café. Todos esses momentos são resgatados no Museu da Sociedade Rural do Paraná (SRP).
 
O museu, aberto ao público no ano da comemoração dos 50 anos das Exposições Agropecuárias de Londrina, em 2010, fica na entrada principal do Parque de Exposições Governador Ney Braga. São mais de 18 mil fotografias, 4 mil documentos textuais e mais de 300 materiais de reserva técnica.

 
O espaço é dividido em três ambientes. O primeiro remete ao início dos anos de ocupação de Londrina, ocorrido entre as décadas de 1920 e 1930, com a chegada dos primeiros colonizadores aqui na região norte do Paraná. A segundo cenário traça uma linha histórica da Sociedade Rural do Paraná, desde a fundação da Associação Rural de Londrina, ocorrida em 1946, e que se transformou na SRP, até os marcos históricos que culminaram com as realizações da ExpoLondrina.
 
“Londrina foi conhecida como a capital mundial do café, houve a transformação do trabalho manual para mecanizado, também chamada de agricultura branca, mas o que poucos sabem é que a primeira exposição ocorreu em 1954 após uma grande geada que atingiu a região norte do estado. A primeira exposição foi impulsionada pelos cafeicultores tentando enfrentar as problemáticas da época. Foi uma forma de estratégia para tentar fazer algo para se recuperar financeiramente das perdas geradas pela geada”, contou a historiadora e responsável pelo Museu da SRP, Rúbia Fernandes da Silva.
 
O terceiro cenário do museu trata exclusivamente da ExpoLondrina. Na sala estão dispostas peças usadas em shows sertanejos, macacões de pilotos da esquadrilha da fumaça e até troféus que contam um pouco a história de premiações bovinas, uma vez que a feira é um importante marco para criadores de caprinos, ovinos, equinos e bovinos.
 
“A ExpoLondrina começou como uma estratégia de enfrentamento as problemáticas da época e hoje em dia é um marco econômico, social, turístico e de inovações para a sociedade”, destacou a historiadora Rúbia Silva.
 
SERVIÇO – MUSEU SRP
 
A preservação da história da SRP está organizada em uma área de aproximadamente 200 m² de exposição permanente, distribuída em painéis e espaços de interação. O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp