Os servidores da nova Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) passaram pela primeira capacitação como uma pasta única. O objetivo é dar o pontapé inicial nos trabalhos de 2023 e permitir que os servidores conheçam o trabalho prestado por cada uma das áreas. O encontro aconteceu na quinta-feira (26), das 8h às 12h, no Centro de Eventos de Cambé, e contou com a presença de 70 servidores.
Estela Camata, secretária de Educação e Cultura, ressaltou a importância de oferecer essa formação de início de ano para os servidores da pasta, que está em processo de unificação. “A maioria deles já se conhecem, mas agora que vão trabalhar como uma única secretaria é importante trazer esse convívio e relacionamento entre eles”, conta. Segundo ela, a expectativa é de que, a partir do segundo semestre, a Educação e a Cultura funcionem no mesmo espaço, o Centro Cultural.
A capacitação contou com discussões sobre trabalho em equipe e a importância da participação de todos no resultado final do serviço que é entregue à população, seja em sala de aula ou nas oficinas e eventos. Camata também destaca que os servidores presentes conheceram um pouco da estrutura e do serviço que é prestado pela Educação e pela Cultura à população. A Educação atende hoje 10.494 crianças e conta com uma equipe de mais de 1.500 profissionais; A Cultura tem uma equipe de 33 pessoas, atendendo mais de 350 crianças nas oficinas culturais e artísticas, além de ter contemplado 120 fazedores de cultura da cidade através da Lei Aldir Blanc.
Clara Brenes, chefe do Departamento de Promoção de Eventos, ressalta que a Cultura sempre trabalhou em conjunto com a Educação. “E ter esses momentos de descontração, conhecer quem a gente ainda não conhece e saber a dimensão do que é a Educação é muito importante”, conta.
Ricardo Araújo é professor de dança e foi um dos responsáveis por animar os servidores que estavam presentes. “É necessário ter essa parte mais séria e informativa, mas a ideia é que a gente se sinta bem no trabalho, então ter esses momentos deixa o ambiente mais agradável e as pessoas conseguem se soltar mais”, ressalta. Ao som de Shakira e Bruno Mars, ele colocou todo mundo para aprender alguns passos de dança.
Natália Campos, assessora de Tecnologia, comemorou a unificação das pastas e encontros como esse no começo do ano. “Nós estamos unindo forças para beneficiar toda a comunidade. Eu estou muito empolgada e acho que a gente vai conseguir ter novas ideias e propostas, já que são cabeças diferentes pensando em prol da cidade”, afirma.