30/04/2024 às 10h00min - Atualizada em 30/04/2024 às 10h00min
Apucarana é a segunda melhor cidade do Paraná nos indicadores do "Previne Brasil"
Da Redação
Reprodução/PMA Em relatório de evolução dos indicadores do “Previne Brasil”, recém-divulgado pelo Ministério da Saúde – referente aos três quadrimestres de 2023 -, Apucarana foi apontada como a segunda melhor cidade do Paraná, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O índice alcançado por Apucarana foi de 9,14, ficando atrás apenas de Pinhais, com índice de 9,23.
Os indicadores do “Previne Brasil”, programa do Ministério da Saúde, avalia periodicamente os seguintes itens: número de consultas de pré-natal; testes de sífilis e de HIV em gestantes; saúde bucal das gestantes; cobertura citopatológico; cobertura de Pólio e Pentavalente; Hipertensão; e Diabetes.
O prefeito Junior da Femac recebeu a informação com muita satisfação e parabenizou todos os profissionais que atuam preventivamente na saúde pública de Apucarana. “Importante lembrar que o foco principal do Previne Brasil é a aferição dos cuidados preventivos com as gestantes e as crianças e que os nossos números nos sete índices aferidos são positivos”, pontua Junior da Femac.
O secretário de saúde, Emídio Bachiega, também comemorou a performance de Apucarana. “Trata-se de um conjunto de metas que são avaliadas a cada quadrimestre pelo Previne Brasil, e que mostrou um avanço significativo em Apucarana, em relação aos cuidados preventivos com gestantes e crianças”, cita Bachiega.
No ranking do programa no Paraná, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, o índice de Apucarana superou cidades como Cascavel, Araucária, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Maringá.