25/04/2024 às 16h22min - Atualizada em 25/04/2024 às 16h22min
Auditoria interna de saúde da Prefeitura de Maringá recebe premiação nacional
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMM A Prefeitura de Maringá foi reconhecida nacionalmente pelo trabalho de auditoria interna desenvolvido pela Secretaria de Saúde. O município foi premiado na terça-feira, 23, durante a 1ª Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Auditoria do Sistema Único de Saúde no âmbito do Sistema Nacional de Auditoria, promovida pelo Ministério da Saúde. As ações foram reconhecidas pelo impacto na qualidade e eficiência dos serviços de saúde prestados à comunidade.
A Prefeitura de Maringá foi selecionada entre mais de 100 experiências inscritas por diversos municípios brasileiros. No total, foram premiadas 33 ações desenvolvidas em todo o Brasil, sendo duas de Maringá. O município foi reconhecido pela implantação da carreira de auditor em saúde e a utilização de matriz de riscos como instrumento de planejamento do trabalho. Um dos principais objetivos da equipe de auditoria é auxiliar o planejamento e a tomada de decisões do município, com foco no fortalecimento dos serviços de saúde e economicidade dos recursos públicos.
“A auditoria tem impacto direto na garantia da eficácia e eficiência dos atendimentos prestados para a comunidade. Com foco na transparência e aperfeiçoamento dos serviços, a auditoria é pilar fundamental para qualidade da assistência de saúde, garantindo o acesso das pessoas à saúde de forma integral, de acordo com os princípios da equidade e da universalização do SUS”, afirma a secretária de Saúde, Karina Rissardo. Ela reforça que a premiação é reflexo dos investimentos realizados pelo município para fortalecer o trabalho desenvolvido pela equipe de auditoria, incluindo a ampliação do número de profissionais.
Uma das experiências bem sucedidas da Prefeitura de Maringá e que foi reconhecida pela premiação é a implantação da carreira do auditor em saúde, o que garante atuação técnica para análise dos processos. Para fortalecer o trabalho, o município ampliou a equipe de auditores da Secretaria de Saúde, que passou de nove para 17 auditores concursados. A segunda ação premiada foi a adoção da matriz de risco como metodologia de trabalho, o que permitiu maior acompanhamento das ações e transparência, facilitando a identificação de possíveis irregularidades em contratos ou prestação de serviços.
A Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Auditoria do Sistema Único de Saúde foi realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS) do Ministério da Saúde e fez parte do Encontro Nacional de Auditores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, que ocorreu entre os dias 23 e 25 de abril em Brasília. Durante o evento, a equipe de auditores da Prefeitura de Maringá apresentou os projetos desenvolvidos no município para aprimorar os processos de auditoria interna.