03/04/2024 às 14h00min - Atualizada em 03/04/2024 às 14h00min

Professores da UFPR e UTFPR decretam greve a partir do dia 15 de Abril

Da Redação

Reprodução
Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) devem iniciar uma greve a partir de 15 de abril, devido à falta de avanço nas negociações com o governo em questões centrais da categoria, como recomposição salarial, reestruturação da carreira e precarização das condições de trabalho.

Esta decisão segue a paralisação dos servidores técnico-administrativos desde 11 de março nas instituições federais de ensino superior do país, que também inclui o Instituto Federal do Paraná (IFPR).


A Associação dos Professores da UFPR (APUFPR) planeja uma nova Assembleia até 9 de abril para consultar os professores da UFPR. A orientação é do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES, que prevê uma rodada de assembleias até 9 de abril, com pautas como a deflagração da greve em 15 de abril, formação de comitês locais de mobilização e elaboração de pautas específicas de cada localidade.

Uma reunião do Setor das Ifes em 10 de abril avaliará o resultado dessas assembleias, seguida de um prazo de 72 horas para comunicar formalmente o Governo Federal e as reitorias sobre a decisão de iniciar a greve.

Os docentes da UTFPR foram convocados para uma Assembleia Geral Extraordinária em 9 de abril, às 16 horas, no Auditório da Sede Centro do Campus Curitiba da UTFPR, para discutir e deliberar sobre a greve marcada para iniciar em 15 de abril.

Diferentemente do encontro anterior, a assembleia do dia 9 será estritamente presencial, seguindo recomendações da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN para garantir a legitimidade das deliberações. A medida visa fortalecer o processo democrático e a representatividade das decisões.

Na assembleia, os docentes discutirão não apenas a possibilidade de greve, mas também questões como condições de trabalho, remuneração e políticas educacionais. Entre as pautas estão a recomposição salarial, reestruturação da carreira e revogação de medidas prejudiciais aos docentes e à educação pública.

A convocação da greve segue deliberações anteriores do Setor das Ifes do ANDES-SN, que aprovou o indicativo de greve das e dos docentes das universidades federais, institutos federais e cefets da base do Sindicato Nacional para 15 de abril.

“A participação dos docentes na assembleia é fundamental para fortalecer o processo democrático e contribuir com a construção de estratégias de luta em defesa da educação pública e dos direitos da categoria”, afirmou o professor Edson Fagundes, presidente da SINDUTF-PR. A assembleia será no auditório da Sede Centro do Campus Curitiba, na Av. Sete de Setembro, 3.165.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp