Curitiba lança sistema inteligente de travessia para ampliar segurança no trânsito

Da Redação
30/07/2025 12h00 - Atualizado há 22 horas

Curitiba lança sistema inteligente de travessia para ampliar segurança no trânsito
José Fernando Ogura/SECOM

Curitiba deu mais um passo na inovação voltada à segurança viária. Nesta terça-feira (29/7), o prefeito Eduardo Pimentel acompanhou o início da operação do novo Sistema Inteligente de Travessia, instalado na Rua Petit Carneiro, no bairro Água Verde. A capital paranaense é a primeira cidade da América Latina a receber o projeto-piloto da tecnologia desenvolvida por uma empresa húngara.

“O equipamento detecta automaticamente a presença de pedestres por sensores movidos a energia solar e sinaliza aos motoristas com luzes de alta intensidade, ampliando a visibilidade e a segurança. Nossa meta é clara: reduzir atropelamentos e alcançar mortes zero no trânsito”, destacou o prefeito.

Segundo o superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, o sensor óptico aciona luzes amarelas piscantes e um laser que ilumina os pés do pedestre, criando um campo visual que alerta o motorista à distância. “Essa tecnologia ajuda principalmente pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual, e também contribui para a fluidez do tráfego, ao evitar paradas desnecessárias”, explicou.

A iniciativa faz parte do plano da Superintendência de Trânsito (Setran) para reduzir os índices de acidentes. Em 2023, Curitiba registrou 850 atropelamentos. “Esse sistema alia tecnologia e educação para salvar vidas”, acrescentou Pessuti.

O diretor-geral da empresa responsável pela tecnologia, Nagy László, afirmou que Curitiba foi escolhida pelo seu histórico de inovação em mobilidade urbana. A expectativa é homologar o sistema e futuramente implantá-lo em outras áreas da cidade com grande circulação de pedestres, especialmente onde não há semáforos.

Barras de LED reforçam segurança no Centro

Além do sistema inteligente, Curitiba vem ampliando o uso de faixas de LED nas calçadas das regiões centrais da cidade. Instalada junto às faixas de pedestres e sincronizada com os semáforos, a sinalização luminosa orienta com cores verde e vermelha o momento seguro para atravessar, inclusive para quem está distraído com o celular.

Desde março, já foram instaladas 58 barras de LED em pontos estratégicos, com um investimento superior a R$ 500 mil. Os cruzamentos das ruas Visconde de Guarapuava com Alferes Poli e Conselheiro Laurindo com XV de Novembro estão entre os últimos a receber a inovação.

“O projeto reforça nosso compromisso com a mobilidade urbana, com foco na segurança dos pedestres”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna.

A novidade tem sido bem recebida pela população. Lúcio de Oliveira, que trabalha no Teatro Guaíra, elogiou a medida. “Nos ajuda bastante, principalmente à noite.” Já Natália Cury destacou o interesse da filha pela sinalização. “Ela ficou encantada. E de fato chama a atenção para a travessia no tempo certo.”

Locais já contemplados com as barras de LED

Entre os pontos com maior movimentação de pedestres que já receberam as barras de LED estão:

Rua Amintas de Barros com Alfredo Bufren

Conselheiro Laurindo com Treze de Maio

Visconde de Guarapuava com XV de Novembro

Avenida Getúlio Vargas com Buenos Aires

Rua Brasílio Itiberê com Buenos Aires

Brigadeiro Franco com Getúlio Vargas

Getúlio Vargas com Desembargador Motta

Amâncio Moro com Rua Mauá

Mário Tourinho, próximo ao Parque Barigui

A Prefeitura de Curitiba seguirá ampliando essas ações para promover um trânsito mais seguro, acessível e inteligente.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp