18/03/2024 às 16h14min - Atualizada em 18/03/2024 às 16h14min

​Projeto Letramento Digital abre terceira turma em Londrina em mais 24 escolas

Redação Paraná em Destaque

Claudio Osti / N.Com
Na manhã desta segunda-feira (18), foi realizada uma aula inaugural da terceira turma do Projeto Letramento Digital em Londrina, cidade pioneira no Brasil a receber o projeto. A ação ocorreu na Escola Municipal Edmundo Odebrecht, localizada no distrito da Warta, uma das 24 escolas municipais selecionadas para receber o projeto nesta etapa, proporcionando atendimento integral do C3 (educação infantil) até o 5º ano (ensino fundamental).

O Projeto Letramento Digital tem como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento de habilidades digitais e promover a inclusão social por meio da educação tecnológica. Ao longo de 2023, o projeto já alcançou mais de 600 crianças de 28 escolas municipais em Londrina, fornecendo uma experiência de aprendizado valiosa através da tecnologia. A abertura da nova turma, composta por 24 escolas municipais e até 700 crianças, aproxima o projeto da marca de 1.300 alunos dos 4º e 5º anos capacitados, reforçando o compromisso com a educação tecnológica e inclusiva. O objetivo, agora, é atingir até 4.000 alunos no final do ano, além de formar 240 agentes multiplicadores do conhecimento, essenciais para a implementação do projeto nas escolas.


O projeto Letramento Digital foi implementado de forma inédita em Londrina pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação. Para que Londrina sediasse o projeto-piloto do Letramento Digital, houve a articulação e envolvimento direto da deputada federal Luísa Canziani.

A Escola Municipal Edmundo Odebrecht, escolhida para receber a aula inaugural, é reconhecida pela qualidade de ensino e pela forte procura das famílias da região. A unidade se notabiliza pela sua oferta educacional abrangente, incluindo três projetos extracurriculares que atendem desde a educação infantil até o ensino fundamental. A implementação do Projeto Letramento Digital com os alunos representa mais uma iniciativa da escola em enriquecer o processo de aprendizagem e ampliar as oportunidades educativas disponíveis.

O vice-prefeito João Mendonça, representando o prefeito Marcelo Belinati, parabenizou a Secretaria Municipal de Educação de Londrina por incluir este projeto pioneiro na rede municipal. “É uma iniciativa muito bacana porque oportuniza às crianças o desenvolvimento de habilidades digitais. Muitas delas poderão desenvolver uma carreira através deste conhecimento que estão recebendo, porque o projeto incentiva as crianças a estudarem sobre ciência e tecnologia”, disse.

A secretária municipal de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, enfatizou que o resultado do letramento digital em Londrina é incrível. “Quando eu ouvi o relato dos pais e das crianças que já participaram do projeto, a impressão que tive é que eles descobriram uma nova linguagem. O letramento digital é muito importante porque a criança precisa conhecer o que é este mundo digital, como as coisas funcionam, ou seja, a ideia é que as crianças se alfabetizem neste universo digital e possam evoluir em diferentes áreas de conhecimento”, frisou.

A diretora da Escola Municipal Edmundo Odebrecht, Deise Martins Paz de Góes, destacou que as crianças estão com uma expectativa muito grande em participar do novo projeto. “O mundo, hoje, gira em torno da tecnologia e da informática. E a proposta do letramento digital é muito interessante porque promove a inclusão social por meio da educação tecnológica”, reforçou.

O coordenador-geral do Projeto Letramento Digital, José Augusto de Lima Prestes, explicou que o projeto permite que as crianças aprendam os fundamentos de computação, robótica e prototipagem, entre outras linguagens. “Isso é feito em 90 horas, em cursos presenciais nas escolas, totalmente gratuitos, e também são fornecidos todos os materiais didáticos. Com isso, as crianças vão ter o contato com a tecnologia, não apenas como produto, mas também como ferramenta para solucionar os problemas que elas tenham no dia a dia. O principal objetivo é explicar para as crianças como usar a tecnologia e fazer isso desenvolvendo outras competências relacionadas àquilo que nessa idade elas já são capazes de fazer”, afirmou.

Entre os presentes na solenidade, também estiveram a consultora de Relacionamento da Positivo Tecnologia, Viviane Urizzi; a vereadora Sonia Gimenez; o coordenador Distrital Leonilso Jaqueta e o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Regis Choucino.

Mais sobre o projeto – Além de impulsionar o desenvolvimento de habilidades digitais e promover a inclusão social por meio da educação tecnológica, essa iniciativa busca igualmente despertar o interesse das crianças por carreiras nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e na docência, criando um ambiente de aprendizado estimulante e cheio de futuras oportunidades.

Além disso, oferece às crianças a chance de aprender e experimentar com temas relacionados às TICs e visa capacitar e qualificar educadores e outros voluntários interessados para se tornarem Agentes Multiplicadores do Conhecimento. Estes agentes terão um papel essencial na realização das atividades educativas nas escolas, disseminando o conhecimento adquirido. A Facti, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina e a direção das escolas estarão envolvidas no acompanhamento das atividades, para garantir o sucesso da capacitação das crianças.


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