11/03/2024 às 16h06min - Atualizada em 11/03/2024 às 16h06min
Escolinha de Trânsito retoma aulas e deve atender 1.700 alunos ao longo de 2024
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMA A Escolinha de Trânsito “Sargento Benedito de Oliveira”, sediada na 7ª CIPM, retomou nesta segunda-feira, 11, as atividades junto aos alunos da Rede Municipal. Após o período de recesso, o cronograma inicial do ano foi aplicado para 14 estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Aricanduva. Sob o comando da coordenadora de Educação de Trânsito, GM Viviane e da PM sargento Luciana, os alunos receberam instruções teóricas e práticas.
A Escolinha de Trânsito tem por objetivo promover diversas atividades recreativas voltadas à Educação no trânsito, levando constante conscientização às crianças, que terão a oportunidade de repassá-las aos pais e responsáveis, a fim de promover melhorias de grandes representatividades no trânsito. Até o final de 2024, a proposta é atender cerca de 1.700 alunos.
“Estamos entusiasmadas com a retomada das nossas atividades. Aqui é possível aliar educação de trânsito de uma maneira simples e fácil, mas que trará resultados positivos aos nossos futuros condutores. Além disso, nesta fase, eles conseguem até mesmo repassar os pais ou responsáveis condutoras corretas para um bom funcionamento no trânsito”, salientou a coordenadora, GM Viviane.
Como funciona? Os alunos serão recepcionados em uma sala de aula, aprendendo noções básicas de trânsito. Em seguida, serão encaminhados à Escolinha de Trânsito, que simula uma “minicidade”, colocando em prática o conteúdo absorvido em sala, tais como: o uso do cinto de segurança, o respeito à sinalização de trânsito aos ciclistas e pedestres, através de carrinhos elétricos da Renault, bicicletas e demais acessórios, sempre com o auxílio de Guardas Municipais e Policiais Militares.
A Escolinha de Trânsito “Sargento Benedito de Oliveira” foi oficialmente inaugurada no dia 08 de agosto de 2018, através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Arapongas, por meio das Secretarias de Segurança e Educação, Polícia Militar, Viapar, Ministério Público do Trabalho e Instituto Renault. Como homenagem, as ruas da Escolinha levam o nome policiais militares que trabalharam em Arapongas e já faleceram.