09/03/2024 às 14h11min - Atualizada em 09/03/2024 às 14h11min

​Secretaria de Recursos Humanos realiza campanha de doação de sangue com servidores

Da Redação

Bruno Amaral/Defesa Social
Para promover o aumento do número de doações de sangue e contribuir com o estoque voltado ao atendimento da população, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) prossegue com a campanha “Servidores Municipais Unidos: Doando Sangue, Salvando Vidas”. Realizada anualmente desde 2021, a iniciativa é conduzida em parceria com o Hemocentro do Hospital Universitário (HU). Em 2023, foram efetuadas 601 doações, já entre janeiro e fevereiro deste ano, a campanha contabilizou 47 adesões.

A cada mês, um órgão ou secretaria municipal diferente é contemplado e, em março, a iniciativa abrange os servidores da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT).


Executadas no Hemocentro, as doações devem ser agendadas previamente pelo site da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A unidade fica na rua Claudio Donizeti Cavallieri, 156, no Jardim Tarumã, ao lado do HU. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 e, aos sábados, das 8h às 17h30.

É importante destacar que o doador deve ter idade entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde, pesando, no mínimo, 51kg. Menores de idade (16 e 17 anos) só podem fazer a doação com a presença e o consentimento de um responsável legal.

Além disso, é necessário que o doador esteja bem alimentado, hidratado e descansado, e não tenha ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Também não pode ter tido gripe, infecção bacteriana, febre ou ter usado antibiótico nas últimas duas semanas.

O artigo 79 do Estatuto do Servidor de Londrina (Lei Municipal nº 4.928/1992), prevê a concessão do dia em que o servidor for realizar a doação, ou seja, neste dia ele não precisará trabalhar. Para isso, é necessário o acordo prévio com a chefia e a apresentação do atestado emitido pelo Hemocentro no cartão ponto.

Segundo a assistente social e assessora técnica da SMRH, Marcelle Diorio, em outubro de 2021 o Hemocentro propôs uma parceria com a Prefeitura, por meio da SMRH, visando aumentar o número de doações de sangue. Isso porque as demandas crescentes e diárias do órgão requerem um trabalho de captação de doadores, mediante estratégias que busquem contribuir para manter o estoque direcionado ao atendimento da população.

“Considerando que a Prefeitura conta com cerca de 10 mil servidores distribuídos entre as diversas secretarias, autarquias e demais órgãos públicos, foi proposto o projeto de doação de sangue voluntária pelos servidores públicos municipais. Essa é uma forma de contribuir com a manutenção do estoque de sangue do Hemocentro, além de estimular a prática cidadã e o espírito de responsabilidade social”, afirmou Diorio.

O coordenador do Hemocentro do HU e médico hematologista, Fausto Trigo, apontou que a campanha se mostra de grande importância tendo em vista que, a partir dessas ações, há um maior envolvimento da população. “A importância da campanha é aumentar a conscientização de toda a população londrinense, e nada melhor que ter o envolvimento do poder público como grande exemplo”, contou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp