29/02/2024 às 12h08min - Atualizada em 29/02/2024 às 12h08min
Para deputado Tiago Amaral (PSD), novo viaduto na BR-369 é conquista de todo o Norte do Paraná
Alep
Divulgação/Assessoria Parlamentar O deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, e o prefeito de Cambé, Conrado Scheller, entregaram ao Governo do Estado nesta quarta-feira (28/2) o projeto executivo do Viaduto da Esperança, que vai melhorar o fluxo na BR-369, no Norte do Estado.
O projeto prevê a elevação da Avenida Esperança sobre a BR-369, local de grandes congestionamentos, e é uma das prioridades da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná. O grupo foi idealizado em 2017 pelo deputado Tiago Amaral, para destravar obras necessárias ao desenvolvimento de Londrina e região.
“Essa obra é uma das prioridades da Comissão de Infraestrutura, porque terá um grande impacto não apenas para Cambé, mas para Londrina e toda a região. A BR-369 é uma das rotas mais importantes e mais usadas para viagens e transporte de cargas”, explica Tiago Amaral.
O prefeito Conrado Scheller, que também faz parte da Comissão de Infraestrutura, lembra que a BR-369 corta Cambé ao meio: “Quem precisa atravessar esse trecho encontra hoje uma grande dificuldade. Nós conseguimos solucionar um problema parecido com a obra do Viaduto Bratislava e esperamos, com esta intervenção, transformar Cambé mais uma vez”.
Segurança viária e desenvolvimento
Em torno de 25 mil veículos de passeio e 6 mil caminhões passam por dia pela BR-369 na região de Londrina, segundo contagem do DER. Para melhorar o fluxo e evitar acidentes, a rodovia recebeu em 2022 o Viaduto José do Carmo Garcia, em Cambé, e atualmente tem a construção do Viaduto da PUC, em Londrina.
Além do Viaduto da Esperança, outra intervenção é necessária, como defende o deputado estadual Tiago Amaral: “Precisamos também do Viaduto do Grêmio, em Londrina. É mais uma obra que vai facilitar o tráfego e reduzir o número de acidentes”.
Com os viadutos, Londrina e região terão mais segurança viária na BR-369. Outro efeito positivo será o aumento da atratividade para a instalação de empresas, gerando mais desenvolvimento ao polo capitaneado por Londrina.
Papel do deputado
O projeto do Viaduto da Esperança, doado pela Prefeitura de Cambé, agora tem de passar pela aprovação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para que o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná possa executar a obra.
A construção de viadutos na BR-369 seria de responsabilidade do Governo Federal, mas o Governo do Paraná investe recursos próprios para tirar do papel várias obras. Para Tiago Amaral, isso é fruto do compromisso do governador Ratinho Junior com o desenvolvimento de todas as regiões.
O presidente da CCJ da Alep acredita que é papel do deputado estadual ajudar na concretização de obras: “Nosso papel no parlamento é promover o crescimento econômico e social do Paraná e a infraestrutura é uma das bases para isso. Assim, o Legislativo ajuda a atrair investimentos, gerar empregos, oferecer serviços públicos de qualidade e, acima de tudo, melhorar a vida de cada paranaense”, declara Tiago Amaral.
Participantes
Também estiveram presentes na apresentação do projeto a deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Angelo Pamplona, que também faz parte da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná.