19/02/2024 às 10h00min - Atualizada em 19/02/2024 às 10h00min
Obras emergenciais bloqueiam totalmente a PR-170 por um mês, no km 467, em Pinhão
Da Redação
Reprodução: DER-PR A partir desta segunda-feira (19), a PR-170 será totalmente bloqueada para obras emergenciais, com previsão de duração de 30 dias, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). O bloqueio, que pode ser ajustado em caso de condições climáticas desfavoráveis, ocorrerá no km 467, em Pinhão, próximo à Curva da Ferradura.
Essa intervenção emergencial, com investimento superior a R$ 24,7 milhões, abrangerá a recuperação de trechos danificados entre o distrito de Faxinal do Céu e o acesso à usina. Os danos causados pelo período chuvoso de 2023 exigem a compactação do aterro da rodovia, parcialmente destruído, em um rebaixamento de sete metros para garantir a estabilidade das pistas a longo prazo.
Os trabalhos incluirão a recomposição da sub-base e da base da pista, com material proveniente das detonações de rochas utilizadas nos aterros, seguido pela aplicação de uma camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) para pavimentação, permitindo a liberação parcial do tráfego na rodovia.
Além disso, serão implantados dispositivos de drenagem de águas, nova sinalização horizontal, sinalização vertical e dispositivos de segurança, como defensas metálicas.