25/01/2024 às 10h00min - Atualizada em 25/01/2024 às 10h00min
Com mais de 16 mil casos, Governo do Estado liga sinal de alerta para a Dengue
Da Redação
Reprodução O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (24), um encontro do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, onde foram discutidas ações de mobilização e vigilância permanente com o objetivo de reduzir os casos da doença e o número de óbitos no Paraná.
Composta por representantes de secretarias do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público, empresas estatais e entidades representantes da sociedade civil, a reunião trouxe um panorama do atual cenário epidemiológico, buscando alinhar ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
"A luta contra a dengue é comunitária. É necessário unir esforços para proteger a saúde da população e superar desafios. Este trabalho integrado possibilita o desenvolvimento e implementação de ações para evitar um agravamento ainda maior deste cenário, especialmente no que diz respeito aos casos mais graves", declarou Beto Preto, Secretário de Estado da Saúde.
De acordo com o último boletim divulgado pela Sesa, o Paraná soma quatro óbitos e 16.693 casos confirmados pela dengue. Desde o início do atual período epidemiológico, em julho de 2023, o Paraná tem intensificado ações de combate à doença, por meio de aumento no repasse de recursos à vigilância sanitária, capacitações para o manejo clínico de pacientes, envio de veículos para a aplicação do fumacê e intensificação de campanhas de conscientização.
A cidade de Apucarana, localizada no norte do Paraná, teve considerado um período de "epidemia" da doença. Com um aumento de 64% no número de casos, Preto, que já foi secretário de Saúde e prefeito da cidade, falou sobre o cescimento dos casos no município.
“Os número já estavam ficando acima do normal e aí nós notificamos o tempo todo, infelizmente ainda no período de festas houve recesso das equipes de vigilância em saúde, as visitas nos domicílios não foram feitas a contento e aí [houve] a explosão de casos”, relatou.
SESC
A representante do Sesc/PR, Suellen Costa, relatou o êxito da campanha “Aqui o mosquito não entra”, realizada entre 2022 e 2023. Por meio de um aplicativo, a ação digital estimula a população a registrar imagens de focos do mosquito e na sequência a sua eliminação. O aplicativo mostra em tempo real a eliminação desses criadouros. A estratégia tem como objetivo conscientizar sobre áreas como saúde e meio ambiente. Neste último ciclo, 11.309 pessoas se cadastraram na campanha, que registrou a eliminação de 325.625 focos. Para participar da atividade, basta realizar o download do aplicativo Sesc.
DEFESA CIVIL
O tenente-coronel Fernando Raimundo Schünig, coordenador estadual da Defesa Civil, ressaltou ações que a pasta vem desenvolvendo neste ano.
"Temos atuado em relação direta com os municípios, realizando mutirões de limpeza para evitar criadouros do mosquito. Este é um combate que passa principalmente pela conscientização da população, por isso a necessidade de promover atos coletivos", avaliou.
COMITÊ
Criado em 2019, o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue tem como objetivo implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à doença. O comitê é composto por 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado. Neste encontro estiveram presentes representantes do Ministério Público, Defesa Civil, Conselho Estadual de Saúde, Conselho das Secretarias municipais de Saúde (Cosems-PR), Unimed, Casa Militar, Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Paraná (Fehospar), além de equipes técnicas da Sesa.