O setor de serviços do Paraná registrou desempenho superior à média nacional em agosto de 2025, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de serviços no Estado cresceu 2,9% em relação a agosto de 2024, enquanto o índice nacional ficou em 2,5%.
O bom resultado também aparece na comparação dos últimos 12 meses, em que o Paraná teve alta de 3,3%, contra 3,1% da média brasileira. Já no acumulado entre janeiro e agosto de 2025, o crescimento paranaense foi de 2,6%, igualando-se ao desempenho nacional no mesmo período.
Em relação à receita nominal, que representa o total movimentado em valores brutos pelas empresas do setor, o Estado apresentou alta de 7,1% frente a agosto do ano passado — desempenho muito próximo ao nacional, de 7%. O Paraná manteve resultados consistentes também no acumulado do ano (+6,8%) e nos últimos 12 meses (+7,2%).
Turismo em alta
As atividades turísticas foram um dos destaques do levantamento. A receita nominal do setor cresceu 10,4% em agosto na comparação anual. No acumulado de janeiro a agosto, o avanço chegou a 10,9%, e no recorte dos últimos 12 meses, o crescimento foi ainda maior: 11,6%.
O volume de serviços turísticos também registrou expansão em todos os períodos analisados. O melhor resultado foi o crescimento de 7,5% nos últimos 12 meses. Entre janeiro e agosto, o aumento foi de 5,8%, e considerando apenas o mês de agosto, a alta foi de 4% sobre o mesmo mês de 2024.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é produzida pelo IBGE e acompanha o comportamento conjuntural do setor de serviços no país. O levantamento considera empresas formalmente constituídas com 20 ou mais empregados, cuja principal atividade seja um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.