10/01/2024 às 15h11min - Atualizada em 10/01/2024 às 15h11min

Cinco novos conselheiros tutelares são empossados em Cambé; saiba quem são

Redação Paraná em Destaque

Divulgação
Os cinco novos conselheiros tutelares eleitos em Cambé tomaram posse oficialmente em evento realizado nesta quarta-feira (10) na Prefeitura. Os profissionais assinaram o termo de posse e começaram o trabalho para o mandato dos próximos quatro anos com foco no cuidado e garantia de direito de crianças e adolescentes. Participaram da cerimônia o prefeito em exercício Zezinho da Ração, o vereador Jota Mattos, secretários municipais e servidores públicos.

Foram empossados como conselheiros Simoni Cristina Brito, Marcia Souza, Dilson Oliveira, Kemely Cristina Nunes e Josiane Botti, que de 2024 a 2028 serão responsáveis para ajudar famílias, a sociedade e o Estado a zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, e proteger contra toda forma de negligência, exploração e violência. Os cinco conselheiros irão trabalhar para atender o expediente do Conselho Tutelar das 8h30 às 17h e em escala de plantões 24 horas.


As atribuições dos conselheiros tutelares estão previstas nos artigos 95 e 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece que o conselheiro tutelar deve atender crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos, como também orientar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. O conselheiro tutelar é um mobilizador do Sistema de Garantia de Direitos, responsável por requisitar os serviços públicos que a criança e o adolescente necessitam.

Responsabilidade grande, mas com foco sempre em garantir direitos e levar o melhor para a população. Foram essas as boas-vindas do prefeito em exercício Zezinho da Ração para os novos conselheiros. “O Conselho Tutelar é um braço muito importante da Prefeitura. Esses Conselheiros percorrem toda a cidade, pegam crianças com risco e levam não só a proteção que elas precisam, como também apresentam os direitos. E eles estão aqui como todos nós, buscando sempre levar o melhor para a comunidade, no caso do Conselho, para as nossas crianças”, afirmou.

Lucilene Diorio, secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania enfatizou que a criança e o adolescente são os maiores bens do município, a maior propriedade que uma cidade pode investir através de uma rede de proteção de qualidade, com o Conselho Tutelar como primeiro garantidor. “Esses conselheiros hoje foram eleitos pela população com a responsabilidade e autoridade de zelar pelos nossos filhos. Não é uma missão fácil, mas temos uma rede de proteção muito boa com educação, merenda de qualidade, CAPS, vacinação, trabalho de saúde para redução da mortalidade, pediatras, encaminhamentos, cultura, esporte, tudo que garante um grande desenvolvimento social para eles. Tudo baseado no que é permitido por lei, estreitando contato e trabalhando cada vez mais para garantir a proteção dessas crianças e adolescentes.”

A presidente em exercício do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Raquel Carneiro, destacou esse que é um grande desafio, mas um desafio muito nobre. “Cuidar dos direitos da nossa próxima geração, do futuro de Cambé, garantir a proteção das nossas crianças e adolescentes é um trabalho muito bonito. O Conselho está aqui para apoiar, e nosso objetivo é ter uma relação bem próxima com esses novos conselheiros em prol das nossas crianças”, disse.

Simoni Cristina Brito foi a conselheira mais votada na eleição, com 440 votos, sendo eleita para o seu primeiro mandato, e disse que espera ajudar as famílias que se encontram em vulnerabilidade, as crianças que precisam ter um olhar acolhedor do Conselho, fazendo um bom trabalho para a comunidade, totalmente embasado dentro do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Louvo a Deus por ter chegado até aqui, contando com o voto da comunidade, da família, dos amigos, e espero estar fazendo esse trabalho com qualidade. Para mim é algo novo, é meu primeiro mandato, e eu espero estar desenvolvendo esse trabalho junto à criança, ao adolescente, as famílias, de uma maneira que eu consiga acolhê-los, trazê-los para perto, fazer diferença na vida deles que precisam tanto se sentir acolhidos, amados, e estar direcionando para os trabalhos da rede”, expressou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp