Cambé teve o seu plano de ação aprovado para receber recursos federais através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O documento faz parte da política de adesão ao programa, que irá disponibilizar R$ 774.494,15 para o investimento em segmentos artísticos e culturais do município em 2024.
O coordenador do departamento artístico da Secretaria de Educação e Cultura, Ricardo Araújo, explicou que o Governo Federal implementou o programa para investir regularmente em projetos e programas culturais, de forma contínua e não só de modo emergencial, como foi a Lei Aldir Blanc 1 e Lei Paulo Gustavo. Com isso, Cambé pode implementar ações públicas em editais e chamamentos para a área da cultura, assim como utilizar os recursos em políticas culturais locais de maneira direta.
“Demos o primeiro e mais importante passo que era aderir ao PNAB e ter nosso plano de ação aprovado para receber os recursos. Ano que vem vão chegar diretrizes novas para definir como tudo será implementado, prazos e editais. Mas a boa notícia agora são esses mais de R$ 700 mil que o município irá receber”, destacou o coordenador.